O que é uma morte politraumatismo?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

POLITRAUMA – o que é politraumatismo? DR. LUIS PAULO DE OLIVEIRA PEREIRA – por definição, politrauma é quando o paciente possui duas ou mais lesões graves em duas ou mais áreas do corpo.

Segundo informações do médico-legista Thales Bittencourt de Barcelos, os cinco ocupantes da aeronave bimotor foram vítima de politraumatismo contuso, que significa que os passageiros morreram em consequência do choque do avião com o solo, ou seja, após o pouso forçado.

Então, se uma pessoa sofre sérias lesões em dois sistemas diferentes do corpo, quer dizer que ela tem um politraumatismo. E isso quer dizer que o potencial de levar a vítima à morte são bem maiores, mas não é uma regra.

Acidente aéreo

O politraumatismo ocorre quando há lesões graves em pelo menos dois órgãos ou duas partes do corpo, causadas por uma força externa. Estão inclusas fraturas, queimaduras e hemorragias, por exemplo.

"As chances de sobrevivência a um politraumatismo é difícil de ser calculada. Se o paciente rompeu a aorta, por exemplo, é fatal, mas se houve a quebra do fêmur e uma lesão pequena no baço, que também é um politraumatismo, as chances são maiores. Depende da intensidade do politrauma.

As complicações freqüentes no politraumatizados são as politransfusões; hemorragia digestiva; fístulas gastrintestinais; colecistite aguda alitiásica; insuficiência renal aguda; insuficiência respiratória aguda; falha diagnóstica; infecções hospitalares; sepse e disfunção de múltiplos órgãos (KNOBEL, 2006).

O traumatismo craniano é uma lesão que atinge somente o crânio, normalmente ocasionada por um forte impacto. Pode causar danos graves ao cérebro, como contusão ou coágulo sanguíneo. Neste último caso, o traumatismo craniano passa a ser chamado de traumatismo cranioencefálico.

No caso de Marília Mendonça e dos ocupantes da aeronave, os ferimentos eram do tipo contusos, provocados por choque (pode haver ou não deslizamento) martelo, marreta, caibro, tonfa, cassetete, socoinglês, bastão, pedra ou, no caso colisão contra a cachoeira onde o avião terminou.

Causa morte de Marília Mendonça
De acordo com a Polícia Civil, os laudos concluíram que a cantora Marília Mendonça morreu de politraumatismo contuso durante a queda do avião, que matou também outras quatro pessoas.

A cantora Marília Mendonça, de 26 anos, e mais quatro pessoas morreram na tarde de sexta-feira (5) após a queda de um avião de pequeno porte perto de uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais.

Características do paciente Politraumatizado
Um paciente politraumatizado é considerado aquele que apresenta lesões em dois ou mais sistemas, sendo necessário que pelo menos uma, ou uma combinação dessas lesões, represente um risco vital para o doente.

Marília Mendonça tinha miopia.

Há um ano, a voz de Marília Mendonça cessou. A cantora morreu precocemente, aos 26 anos, em 5 de novembro de 2021, vítima de um acidente aéreo, e o Brasil inteiro chorou.

O que é Politraumatismo:
[Medicina] Condição daquele que sofreu vários traumatismos.

Avaliar Ventilação (Evitar a hipercapnia). Uma via aérea pérvia não necessariamente garante uma boa troca gasosa. No atendimento ao paciente politraumatizado, lembre-se de ofertar oxigênio. Algumas ferramentas podem ser utilizadas como: cateter nasal, máscara de Venturi e máscara não reinalante com reservatório de O2.

O tratamento inclui descompressão do tórax, compressão da pelve, uso de imobilizadores e intervenção cirúrgica.

Polifraturas e lesões traumáticas causadas por acidente de trânsito, queda, práticas esportivas ou recreativas, incluem as ocorrências atendidas na Emergência de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Português.