O que é uma prosa exemplo?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.

Verso é cada linha que compõe as estrofes de uma poesia. A poesia se caracteriza por ter métrica, ritmo e rima. Por sua vez, a prosa é um texto escrito num estilo natural, sem métricas, ritmo ou rimas.

Olha só: a poesia é um tipo de texto lírico escrito geralmente em versos. Ela tem métrica, rima e ritmo. Já a prosa é um texto no estilo natural, que não tem métricas, rimas ou ritmo. De forma resumida, a poesia é formada por versos e a prosa é um texto corrido.

A principal diferença entre prosa e a poesia é que a prosa é um texto escrito de forma corrida, enquanto uma poesia é um texto estruturado em versos. Ou seja, a prosa narra os acontecimentos dividindo suas frases em parágrafos, enquanto a poesia utiliza a estrutura de versos.

A prosa é o estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional porque a linguagem predominantemente está no discurso analítico, objetivo, real e pouco ambíguo. É, em resumo, o texto corrido. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa.

Prosa é a estrutura textual organizada em linhas contínuas e parágrafos. Diferentemente do poema, na prosa não há quebra de linhas, característica marcante dos textos escritos em versos. Na prosa não há versos. O escritor só muda de linha quando o texto atinge o limite da folha de papel.

A dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes). A estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A prosa e a poesia são gêneros literários distintos. No entanto, o escritor e o poeta têm liberdade no trato da linguagem em suas criações. Há autores que misturam os dois gêneros, o que a literatura chama de poesia em prosa, ou prosa poética.

São linhas de um poema
Os versos podem dar ritmo, melodia e métrica a uma poesia podendo ser classificados de acordo com o número de sílabas métricas ou sílabas poéticas. A frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá tenho a mulher que eu quero" é outro verso.

A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.

O surgimento da prosa romântica se deu a partir do desenvolvimento da imprensa no Brasil. A criação de um público leitor estimulou a publicação de folhetins, capítulos de romances de periodicidade semanal publicados em jornais.

Atente às seguintes informações: Prosa se opõe a verso; Romance é um estilo de prosa; Poesia é algo sem uma definição estritamente objetiva.

Principais características
A prosa romântica tinha o intuito de redescobrir o Brasil, trazendo à tona e reconhecendo todos os espaços que o compunham, não só exaltando uma característica nacional, como a poesia fazia. Era comum a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente.

Prosa é o nome do recurso literário caracterizado pela exposição do pensamento de forma objetiva, em parágrafos diretos, com linguagem denotativa dispensando ambiguidades e sentidos figurados.

A expressão "bater uma prosa boa" significa ter uma conversa boa e interessante. A gíria de "prosa" indica conversa, e no sentido figurado, prosa pode significar uma pessoa astuta e sagaz.

Marcelo Azevedo.