O que é uma região periférica?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

As regiões periféricas são áreas localizadas longe dos principais centros económicos e urbanos, quer no interior de um determinado Estado quer em relação ao continente europeu. As regiões periféricas têm geralmente um potencial económico e uma acessibilidade mais baixos do que as regiões mais centrais.

A periferia se define pela sua condição de dependência do centro. O subúrbio seria apenas uma variação da periferia, um pouco mais urbanizada. O conceito de subúrbio se perde, desaparece nas pequenas cidades, aparece como um atributo exclusivo dos centros urbanos complexos.

Podemos dizer que o subúrbio ou periferia é a divisão entre o urbano e o rural, uma vez que na periferia não se concentram as transformações e revoluções na mesma proporção que existem nos grandes centros.

Brasil, País

Resumo: Brasil, País do Futuro é uma expressão criada em 1941 para indicar o potencial brasileiro para se tornar uma grande potência.

Em andamento desde 2021, e representando um “novo futuro”, NEOM é um projeto de “cidade do futuro” da Arábia Saudita que será composta por quatro regiões que receberão projetos arquitetônicos assinados por Morphosis, Zaha Hadid, Mecanoo, Aedas e UNStudio.

Em 2050, serão 70%. As cidades consomem cerca de 75% da energia primária mundial e são responsáveis por 70% das emissões causadoras do efeito estufa, devido às indústrias e transportes. Por outro lado, as cidades são unidades extremamente eficientes.

O conceito de periferia refere-se àquilo que rodeia um determinado centro, como uma zona, um contorno ou um perímetro. São basicamente os arredores. Entende-se que a periferia é a região que está nos arredores de um determinado centro. Deste modo, um bairro ou uma cidade tem sempre uma periferia nos arredores.

A periferia pode ser intramunicipal (bairros afastados do centro do município) ou extramunicipal (municípios da região metropolitana).

Esta região é representada quase univocamente por atributos positivos: oferece mais empregos e serviços de melhor qualidade, como os de infraestrutura, saúde, educação, segurança, cultura e lazer. Não por acaso, os moradores das áreas mais centrais são mais propensos a afirmar que vivem na melhor região da cidade.

2 termos, arredores, cercanias, confins, imediações, redondezas, arrabaldes, margens, beiras, subúrbios.

Menor custo de vida. Uma das principais vantagens de viver fora das grandes cidades está relacionada com os menores custos da habitação. Dependendo da zona escolhida, poderá ser mais fácil e mais barato encontrar uma casa com maiores áreas (interiores e exteriores) na periferia do que no centro de uma cidade.

São aqueles em que predominam as indústrias e fábricas. Por necessitarem de áreas maiores e, por vezes, produzirem não só poluição como também muitos ruídos, esses bairros encontram-se nas regiões mais periféricas das cidades.

Em 2050, o contingente populacional do Brasil poderá alcançar os 259,8 milhões de habitantes, o que colocaria o Brasil na sexta posição do ranking mundial, precedido da Índia, com 1,5 bilhão; China, com 1,4 bilhão; Estados Unidos, com 408,7 milhões; Paquistão, com 348,7 milhões; e Indonésia, com 293,8 milhões.

De acordo com estudo publicado no Future Business Tech, o mundo em 2050 verá o surgimento de cidades inteligentes e hiperconectadas, robôs com características cada vez mais próximas dos humanos, aplicação de interfaces e chips no corpo humano, óculos de realidade virtual substituindo os celulares, além da chegada do ...

Ainda que de origem britânica, o Brasil ganhou o título de “país do futebol”, isso devido à paixão que o esporte despertou no brasileiro e a facilidade com qual ele se tornou parte da cultura do nosso país.

São Vicente

Cidade mais antiga do Brasil, São Vicente completou 491 anos.

Última atualização em 18 de maio de 2023, 09h50. Uma megalópole vertical, atravessando o deserto, sem carros, estradas ou emissões de carbono – é assim que promete ser The Line, a cidade futurista e sustentável que a Arábia Saudita começou a construir na região de Neom, perto do Mar Vermelho.

As cinco cidades mais velhas do mundo são:

  • Jericó, Palestina – desde 9000 a.C.
  • Damasco, Síria – desde 6300 a.C.
  • Biblos, Líbano – desde 5000 a.C.
  • Alepo, Síria – desde 5000 a.C.
  • Atenas, Grécia – desde 5000 a.C.

Você terá 48 anos.