O que é uma roupa vintage?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. O conceito de vintage é uma referência a períodos passados e remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

Roupas vintage são aquelas que foram referências importantes em um determinado momento e podem ser utilizadas atualmente, compondo um estilo ou mesmo se destacando como peça principal.

Basicamente, o estilo retrô se trata de uma estética que trabalha com peças produzidas atualmente, mas que buscam um design clássico pertencente a anos anteriores. Já o vintage envolve peças realmente fabricadas há muito tempo.

Uma das principais características do estilo vintage são os tons pastéis. Na decoração, as cores como rosa queimado, lilás, salmão, azul-turquesa e verde-água são muito utilizadas. Essas tonalidades podem ser complementadas por objetos com acabamento dourado ou acobreado.

Como usar o estilo vintage?

  1. Mescle peças vintage e novas. Sabe aquela peça que você ama, mas pode ter um aspecto muito antigo? ...
  2. Deixe o vintage em destaque. As peças vintage são sempre um achado, seja uma herança da família ou um garimpo daqueles. ...
  3. Misture social com despojado. ...
  4. Atenção para os acessórios.

1 antigo, passado, antiquado, arcaico, desusado, old school, old fashioned. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

O estilo vintage resgata peças de criação mais antigas, e podem fazer referência a diferentes décadas passadas. Alguns pesquisadores diferenciam o “verdadeiro vintage” como as alusões às décadas anteriores a 1980; do “novo vintage”, ou seja, as referências aos anos 1980 e 1990.

A sua origem vem de uma palavra inglesa que está registrada em alguns dicionários nossos. Naquele idioma está atestada desde 1450, com o sentido de “colheita de uma vinha”, do latim vindemia, formado por vinum mais demere.

A nossa história começa em 1955, com o crescimento da popularidade do programa de TV Davy Crockett: King of the Wild Frontier. Naquela época, a tendência entre os homens era usar o chapéu de pele igual ao do protagonista, Fess Parker.

Vintage. O termo “vintage” significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. É um estilo que recupera a moda dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

Quanto mais antigo, melhor! A gente pode considerar como vintage peças que faziam parte da decoração e da moda entre os anos de 1920 e 1980. É um estilo que valoriza as cores vibrantes como vermelho, bordô, tangerina e verde; além de outras associadas ao romantismo, como rosa envelhecido, creme e azul.

Antigo é tudo que se refere a peças que tenham ao menos 100 anos de idade. Ou seja, a cada ano, um objeto ou móvel pode receber o título centenário e se tornar uma antiguidade. O vintage, por sua vez, diz respeito a tudo que tenha ao menos vinte anos, mas menos de 100.

O estilo clássico ou tradicional é o preferido das mulheres que prezam por vestir-se de maneira mais conservadora e discreta, elas apostam em peças chaves, que nunca saem de moda. As peças clássicas incluem cortes retos, alfaiataria e tecidos como algodão, linho e cetim.

e roupa é considerada vintage quando tem no mínimo 20 anos de existência. as peças do início dos anos 2000 já podem ser consideradas vintages, apesar do CNPJ.

Em 1964, o Ministério da Fazenda criou o Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). Esse registro sempre foi obrigatório para pessoas jurídicas que atuam no Brasil e empresas internacionais que tem capitais aplicados aqui. Porém, o CGC cresceu e se transformou no CNPJ. De forma resumida, o CNPJ é a evolução do CGC.

CGC é a sigla de Cadastro Geral de Contribuintes, criada lá em 1964. Em 1999 o CGC foi substituído pelo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) .. Ou seja, o CGC na etiqueta da roupa(e outros produtos) mostra que a peça tem no mínimo 20 anos de existência!

COMO MONTAR O LOOK VINTAGE PERFEITO

  1. Incorpore detalhes retrô em looks atuais! ...
  2. Não tenha medo das cores fortes! ...
  3. Aposte nas estampas clássicas ou geométricas! ...
  4. Explore tecidos e texturas de outras épocas! ...
  5. Compre em qualquer lugar! ...
  6. Escolha bem os acessórios clássicos!