O que é uma surdez leve?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

A perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

Pessoas com perda auditiva leve não conseguem ouvir de 26 a 40 decibéis: nessa fase, elas começam a ter dificuldade para ouvir o canto dos passarinhos e entender quem fala muito baixo. A perda auditiva moderada é caracterizada pela incapacidade de ouvir sons de 41 a 70 decibéis.

Nos casos de surdez sensorioneural de leve a moderada e até severos, a opção se dá muitas vezes por aparelhos auditivos, amplificadores, que têm tido grande avanço na atualidade com a introdução de novos avanços tecnológicos.

Dependendo da causa da deficiência auditiva, a perda de audição pode ter cura após tratamento medicamentoso ou cirúrgico. O uso de aparelhos auditivos ameniza os casos de surdez mais profunda e corrige as deficiências leves a moderadas.

A audiometria é considerada um dos principais exames no diagnóstico de surdez e acompanhamento de perda auditiva e deve ser realizada de forma rotineira, não apenas quando surgem problemas na audição. O principal objetivo do exame é o de detectar o tipo e grau de perda auditiva.

Os aparelhos de audição são indicados para pessoas com diferentes tipos de perda auditiva, seja com grau leve, severo ou profundo de perda auditiva. E essa sugestão não é feita apenas com base na intensidade do problema, mas também nos impactos que ela causa à vida do paciente.

Atualmente, o Decreto 5.296/04 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.

Qual o grau de perda auditiva é considerado deficiente? O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz.

A escala normal do ouvido humano é de cerca de 20 Hz – 20.000 Hz.

Temos, portanto, três tipos de perda auditiva, caracterizados pelo envolvimento de diferentes porções do sistema auditivo: a perda condutiva atinge a orelha externa e/ou média, a perda neurossensorial atinge a orelha interna e a perda auditiva mista atinge orelha externa e/ou média e orelha interna.

O tipo de surdez depende de onde o problema se encontra:

  • Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. ...
  • Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. ...
  • Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno.

A perda auditiva neurossensorial está relacionada a danos nas células ciliadas ou no nervo auditivo. Esses danos não podem ser revertidos após instalados, por isso, considera-se que não há cura para esse tipo de perda de audição.

Cerca de metade de todas as pessoas que sofrem de perda auditiva súbita descobre que parte ou toda a audição volta espontaneamente, geralmente dentro de uma a duas semanas.

Geralmente, a incidência da surdez súbita é maior em pessoas com mais de 40 anos e acontece uma recuperação espontânea em 15 dias, porém, quanto mais jovem, maiores são as chances de recuperação completa.

Os medicamentos utilizados são geralmente antidepressivos e ansiolíticos, como xanax, amitriptilina e nortriptilina. Atualmente existem muitos estudos clínicos que prometem reverter outras causas de perda de audição.

O remédio Cerumin é uma solução ontológica com ingredientes que promovem a limpeza da cera do ouvido. O medicamento elimina os fungos e desinfeta a secreção dos ouvidos. No entanto, para utilizar o Cerumin, é importante contar com a orientação de um médico.

Doenças auditivas: conheças as principais doenças que afetam a audição

  • Otite: As otites são as inflamações mais comuns que podem ocorrer em diversas regiões da orelha, como o ouvido externo ou médio. ...
  • Labirintite. ...
  • Tinnutus (Zumbido) ...
  • Doença de Ménière. ...
  • Colesteatoma. ...
  • Síndrome de Usher. ...
  • Otosclerose. ...
  • Neuroma do Acústico.

Tanto a Audiometria quanto o laudo devem ser solicitados ao seu Otorrinolaringologista ou no Centro de Implante responsável pelo seu caso.

Após receber o seu diagnóstico de surdez, peça ao médico otorrinolaringologista que lhe diagnosticou um laudo médico do seu diagnóstico, com o respectivo CID.

Emitido pelo Médico do Trabalho, com a classificação Internacional de Doenças o CID. O laudo para pcd é peça fundamental para busca de emprego e recolocação, isenção de veiculos ou serviços para pessoas com deficiência, pois comprova o que é preciso para ser pcd.

Com os aparelhos auditivos vou ter uma audição normal? Não. Mas você pode fazer coisas que os ouvintes normais não podem! Aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos.