Qual a diferença entre deficiente auditivo e surdez?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Deficiência auditiva (perda auditiva) é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons. As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento.

Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Uso aparelho auditivo e implante coclear: deixo de ser considerado PCD pela lei? Não. O uso de tecnologias auditivas (aparelhos de audição, implante coclear, prótese osteoancorada) não excluir a condição de pessoa com deficiência auditiva.

Graus de Surdez

  • Audição Normal: Limiares auditivos baixo de 25 dB.
  • Perda Auditiva Leve: Limiares acima de 25 abaixo de 40dB.
  • Perda Auditiva Moderada: Limiares acima de 40 abaixo de 70dB.
  • Perda Auditiva Severa: Limiares acima de 70 abaixo de 90dB.
  • Perda Auditiva Profunda: Limiares acima de 90dB.

Surdo é o termo correto para se referir à pessoa com perda total de audição. Não se deve utilizar a expressão surdo-mudo.

O documento oficial, que comprova em qualquer lugar e em qualquer situação que você é uma pessoa com deficiência auditiva perante a lei brasileira, é o RG de PCD – que contém o símbolo internacional de surdez e a informação de que você é uma pessoa com deficiência.

Descubra algumas dicas para saber como conversar com um surdo

  1. Mantenha contato visual. Antes de tudo, mantenha contato visual com a pessoa e procure sempre conversar de frente. ...
  2. Aprenda Libras. ...
  3. Fale frases curtas. ...
  4. Seja expressivo. ...
  5. Conte com a tecnologia.

A lei nº 12.933 assegura o direito de indivíduos com baixa renda e com deficiência auditiva, pagamento de meia entrada do acesso a salas de teatros, cinema, eventos educativos, espetáculos musicais e circenses.

A perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

O tipo de surdez depende de onde o problema se encontra:

  • Surdez de condução ou transmissão: causada no ouvido externo e médio. ...
  • Surdez neurossensorial: causada no ouvido interno e/ou vias nervosas. ...
  • Surdez mista: causada tanto no ouvido externo e/ou médio, quanto no interno.

CID H90 – Perda de audição por transtorno de condução, neurossensorial ou misto. CID H90 é o código para Perda de audição por transtorno de condução e/ou neurossensorial, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita.

Se você tiver limiares de 41 decibéis ou mais nos dois ouvidos, você é surdo perante a lei, seja com surdez profunda, ou severa, ou moderada. A lei não observa o seu grau de surdez e sim a deficiência como um todo. Veja aqui quais os critérios atuais da lei para determinar quem é pessoa com deficiência auditiva.

Central ou Surdez Central :
Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição.

O consenso médico é de que, para que você seja considerado PCD auditivo, é necessário comprovar perda bilateral (nos dois ouvidos) de 41 dB ou mais nas frequências de: 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. Existem ainda diferentes graus de deficiência auditiva: Surdez leve: entre 26 a 40 dB. Surdez moderada: entre 41 a 70 dB.

De acordo com o texto que segue para sanção, a deficiência auditiva é “a limitação de longo prazo da audição, unilateral total ou bilateral parcial ou total, a qual, em interação com uma ou mais barreiras, obstrui a participação plena e efetiva da pessoa na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Pessoa muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “mudez” não está relacionada com a “surdez”. São minoria os surdos que também são mudos.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.

Quem tem deficiência auditiva de um ouvido pode se aposentar? Sim! Após cumprir os requisitos exigidos pelo INSS é possível solicitar a aposentadoria.

O QUE MUDOU COM A LEI nº 17.473/2021
Também amplia a isenção de IPVA-PCD para veículos de pessoas com deficiência não condutoras, ou de propriedade do seu representante legal. Além disso, permite que o veículo permaneça no nome do responsável legal e não somente no da pessoa com deficiência.