O que é veículo terceirizado?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

A terceirização de frotas é um contrato de locação de veículos de longo prazo, geralmente acima de 12 meses. Junto com os veículos a empresa terceiriza diversos serviços agregados que otimizam a gestão que seria feito internamente com uma frota própria.

Quais são os tipos de terceirização?

  • terceirização operacional;
  • terceirização de manutenção e correção;
  • terceirização da produção e instalação;
  • terceirização de serviços profissionais.

A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega de um trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.

Motoristas terceirizados são prestadores de serviço, que pode ser funcionários de uma outra transportadora ou empresa. Ou seja, a sua empresa contrata um fornecedor de transporte rodoviário de carga e o motorista irá prestar serviço para a sua empresa porém ele é um contratado da sua fornecedora.

Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega de serviços de um negócio.

A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento.

Desvantagens da terceirização

  • Dúvidas sobre a legislação. ...
  • Dificuldade em encontrar boas empresas parceiras. ...
  • Distanciamento com os prestadores de serviço. ...
  • Demissões e rotatividade de funcionários. ...
  • Dependência de terceiros e perda da identidade cultural.

A Nova Lei da Terceirização (Lei 13.429/17) foi aprovada em 31 de março de 2017 e, assim, as relações profissionais no Brasil foram transformadas. Agora, as empresas brasileiras podem terceirizar sua mão de obra.

Passo a passo da terceirização: como terceirizar uma área da sua empresa?

  1. Avalie as necessidades da seu negócio. ...
  2. Pesquise sobre a empresa terceirizada. ...
  3. Escolha a empresa terceirizada ideal. ...
  4. Especifique os objetivos e delimite os profissionais. ...
  5. Faça um contrato de nível de serviços. ...
  6. Monitore a terceirização e dê feedbacks.

Para se configurar o vínculo, deve ser necessário a presença de quatro requisitos: pessoalidade, prestação de serviços habitual, subordinação com a contratante, serviço prestado mediante salário. Por exemplo, João é funcionário da empresa X, e presta serviços como faxineiro na empresa Y.

5 vantagens da terceirização para a sua empresa

  1. Concentre-se no seu core business com a terceirização. Esse é a primeira das vantagens da terceirização. ...
  2. Menos custos trabalhistas e despesas gerais. ...
  3. Controle do fluxo de caixa. ...
  4. Acesso a novos recursos. ...
  5. Risco gerenciado.

Quem paga é a empresa prestadora de serviço. Mas, caso ela não cumpra com as suas obrigações, a lei determina que que a empresa contratante do serviço fica responsável por respeitar direitos previdenciários e trabalhistas.

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas, há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso é obrigatória a contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O que significa agregar veículos ou motoristas à frota da sua empresa? Agregar veículos ou motoristas à sua frota significa, basicamente, estabelecer um contrato com pessoas que possuem um caminhão próprio e podem realizar as atividades de transporte de maneira autônoma.

R$3.710

O salário médio nacional de Motorista Terceirizado é de R$3.710 em Brasil.

Um motorista terceirizado não tem a carteira de trabalho assinada pela empresa em que ele faz o serviço. Um motorista agregado é independente e dono do seu próprio veículo. Diferente dos prestadores de serviço terceirizados, ele presta serviço de forma recorrente e fiel a uma determinada empresa.

Para o caminhoneiro autônomo, é preciso dar entrada no registro na categoria de Transportador Autônomo de Cargas – TAC. As exigências para esse exercício são: ser proprietário, arrendatário ou coproprietário de um caminhão e já ter 3 anos de experiência na profissão.