O que é vela litúrgica?

Perguntado por: ufarias4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A vela de Altar Litúrgica é utilizada em ritos religiosos ou composição de altar, em especial, nos atos de evangelização e vivência em Cristo.

É na mesma visão que, no tempo pascal, antes de se começar a acender as velas do altar acende-se o Círio Pascal, que será extinto após apagadas todas as velas do altar. Para acender as velas usa-se convenientemente uma mecha ou pavio, e não diretamente um isqueiro ou fósforo.

O fogo da vela representa a grande fonte de energia que transforma e revigora todas as matérias existentes no universo. Quando acendemos uma vela, estamos ativando uma energia que nos liga ao plano espiritual, estimulando a nossa alma e enviando as nossas orações as divindades.

O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo.

E vamos nos deter em um ponto ainda mais particular: por que quando o bispo diocesano preside a liturgia são colocadas sete velas sobre o altar? Pelo simples motivo de ser um sinal indicativo de que é o bispo diocesano que está ali. Este motivo basta.

As celebrações litúrgicas não são meras «cerimónias», ou espetáculo mais ou menos atrativo graças au talento e “performance” de bons intérpretes, ou a execução meticulosa de um protocolo com regras predefinidas…

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados.

A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia.

Acenda a vela e, olhando fixamente para a chama, faça uma oração de sua preferência para o seu anjo da guarda, pedindo proteção e alegria. Você pode realizar a oração antes de começar a trabalhar ou estudar, para ficar mais motivado(a) e concentrado(a) para realizar as tarefas.

Oração para acender a sua vela:
"Senhor, que sois luz sem ocaso, ao acender essa vela possa a minha fé se fortalecer, a minha esperança se renovar e a minha caridade crescer. Quero também ser luz neste mundo, testemunhando com a minha vida a grandeza do vosso amor".

Quando se acende mais de uma vela e todas as chamas estão altas e brilhantes: Erga as mãos para o céu e agradeça pela benção que está recebendo em seu pedido; Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito.

Conheça os 5 principais tipos de vela que são tendências no...

  1. Vela em pote. Esse tipo de vela é tendência simplesmente pela alta disponibilidade e facilidade de uso. ...
  2. Vela cônica. O tipo de vela cônica permanece uma tendência pelo aspecto da conveniência. ...
  3. Vela de bambu. ...
  4. Vela votiva. ...
  5. Vela flutuante.

A razão do nome “vela” é que esse objeto de cera ou parafina que serve para iluminar era usado nos velórios (“velório” é justamente um coletivo de velas), nos quais se velava — isto é, se vigiava — o morto.

A vela é, portanto, um símbolo, um meio de exprimir o nosso amor e a nossa devoção. Não é o propósito. Junta a vida de cada devoto até fora da celebração litúrgica, mostra a intenção de súplica a Jesus, Virgem Maria, os Santos, e podemos dizer que acender uma vela estende a oração, e amplifica-a!

É um paramento de cunho cerimonial, sagrado. As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos.

As imagens são lícitas, mas podem acarretar o perigo de exageros e abusos na piedade católica. Consequentemente as autoridades da Igreja sempre cuidaram do assunto.

O altar é o centro da celebração Eucarística; é, também, a mesa do Senhor, onde acontece o Santo Sacrifício e todo o povo de Deus é convidado. Deve ser feito de material nobre, de preferência de pedra natural ou outros materiais dignos, sólidos e artisticamente trabalhados.

O motivo pelos quais você não deve cruzar as pernas. O desalinhamento do quadril pode se tornar gradativo conforme a pessoa mantém cada vez mais uma perna na altura do joelho e a outra sobre o tornozelo. Isso quer dizer que, quando o movimento se torna repetitivo, um lado tende a ficar diferente do outro.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.