O que é verbo forma?

Perguntado por: vluz . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Significado de Formar
Dar certa configuração a; fabricar, fazer: formar letras; os livros se formaram com a ajuda dos autores. Receber instrução formal; concluir o curso de uma faculdade; educar-se, instruir-se, preparar-se: formar veterinários; formaram-se professores.

Significado de Forma. substantivo feminino Aspecto físico próprio dos objetos e seres, como resultado da configuração de suas partes; feitio: a forma de um armário. Condição física a partir da qual um corpo se configura; aspecto: forma gasosa. Aspecto físico de algo ou alguém; aparência: formas belíssimas.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

Verbos são palavras de uma classe gramatical que expressa ações, situações, estados, fenômenos e desejos. O verbo também indica se o fato aconteceu no tempo Passado, Presente ou Futuro, dependendo da sua flexão.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

Verbo é a classe de palavras que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente, exprime ideia de ação, estado ou fenômeno, mas também pode expressar outros tipos de fatos.

Os verbos da língua portuguesa são classificados em: regulares, irregulares, anômalos, defectivos e abundantes. Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar.

As Formas Nominais do verbo são três: infinitivo, gerúndio e particípio. São chamadas de nominais pelo fato de desempenhar um papel semelhante aos dos substantivos, dos adjetivos ou dos advérbios e, sozinhas, não serem capazes de expressar os modos e tempos verbais.

As conjugações verbais são três:

  1. conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar;
  2. conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer;
  3. conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Modo indicativo
A pessoa falante apresenta uma posição de certeza e segurança, exprimindo a ação com precisão. Frases no modo indicativo: Ontem eu comprei uma blusa nova. Nós estudaremos para a prova a partir de amanhã.

em forma. Com regra e método; com as formalidades devidas.