O que é violência por negligência?

Perguntado por: asantos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ela é caracterizada principalmente pela omissão dos responsáveis em suas tarefa de prover o necessário para o desenvolvimento da criança, e pode gerar consequências graves que perduram por anos ou mesmo por toda a vida das vítimas.

A principal consequência da negligência é o fator de risco para ocorrência das demais modalidades de maus-tratos. Além de abrir portas para crimes mais graves, vivências crônicas de negligência geram uma série de consequências na formação de crianças e adolescentes, interferindo no desenvolvimento físico e emocional.

O ECA é claro ao estabelecer em seu art. 5º, que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

A negligência acontece quando uma pessoa é responsável por uma determinada situação, é responsável por evitar que algum acidente ocorra, por exemplo, mas não presta atenção podendo ocasionar um acidente, muitas vezes graves.

Age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções. Um pai de família que deixa uma arma carregada em local inseguro ou de fácil acesso a crianças, por exemplo, pode causar a morte de alguém por essa atitude negligente.

A negligência familiar é caracterizada pelo abandono material dos pais ou detentores do poder familiar no que tange ao cuidado, dever de educação, guarda e sustento de crianças e adolescentes. Mas será que ser negligente é considerado crime?

Qualquer pessoa que se vir di-an-te de suspeita de imperícia, ne-gligência ou imprudência de um médico ou outro profissional de saúde deve procurar o conselho que fiscaliza a categoria (veja em Informações úteis) para buscar orientação ou registrar denúncia.

A negligência ocorre quando há privação de supervisão ou cuidados para com essa criança, atrelada ao comprometimento do seu bem-estar físico e emocional (CAMACHO, 2012).

Como vencer a imprudência, a negligência e a imperícia? Motivar as equipes é o segredo para prevenir os riscos. Uma política de prêmios, por exemplo, para valorizar aquele que tiver o melhor desempenho em relação às condutas preventivas, vai incentivar todo o time nesse quesito.

Ela acontece quando os responsáveis pelos idosos deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde e medicamentos, por exemplo. Além dela, tem o abandono que acontece quando há ausência ou omissão dos responsáveis com o idoso que precisa de proteção.

1 - Quem matar outra pessoa por negligência é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa. 2 - Em caso de negligência grosseira, o agente é punido com pena de prisão até cinco anos.

Uma mãe negligente não exige responsabilidade alguma dos filhos. Ela também não encoraja a independência deles. Em outras palavras, são mães frias, inacessíveis e indiferentes. Não dão estímulos afetivos necessários para o crescimento dos filhos.

Falta de diligência e de cuidados: 1 inadvertência, desatenção, distração, indiligência, desaplicação, desconsideração, omissão, incúria, inobservância. Desleixo na realização de alguma coisa: 2 desleixo, desmazelo, descuido, displicência, descaso, descuramento, descuro, relaxamento, relaxo, imprevidência, desídia.

Disque 100
Por isso, se você presenciar alguma situação de maus-tratos a crianças ou adolescentes, denuncie! O Disque 100, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, recebe, encaminha e monitora denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

A negligência contra crianças e adolescentes pode ser física, emocional ou educacional.