O que é visão organizacional de uma empresa?

Perguntado por: udias . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles.

O que é Visão? A visão de uma empresa é onde ele quer chegar em um determinado tempo. É importante ter a visão sempre no horizonte, pois as ações presentes devem estar alinhadas com onde se quer chegar.

Como definir a visão de uma empresa?

  1. A visão organizacional deve ser objetiva, inspiradora, desafiadora e alcançável;
  2. Não há necessidade de estabelecer um prazo para alcançar a visão;
  3. Baseie-se em dados concretos.

Uma declaração de visão é o ponto de referência da empresa, a direção que se pretende seguir no futuro. A sua declaração de visão dá clareza ao “porquê” e “como” da declaração de missão, para que você possa cumprir o propósito geral da empresa.

A visão da empresa deve estar em sintonia com o seu propósito, missão e valores. Além disso, é importante que a visão tenha indicadores, metas e um prazo. Caso contrário, ela ficará perdida no tempo.

Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

Podemos notar que a missão representa a base de todo o planejamento, enquanto a visão está presente para direcionar o futuro da empresa e no estabelecimento de seus objetivos. Por fim, os valores têm aplicação mais prática e ditam a rotina dos colaboradores e líderes da organização.

Como desenvolver a visão estratégica em 6 passos

  1. Tenha segurança sobre o que deseja alcançar. ...
  2. Elabore um planejamento estratégico. ...
  3. Conheça bem o mercado. ...
  4. Busque capacitação constante. ...
  5. Compartilhe experiências e mude seu olhar. ...
  6. Conte com sua equipe e simplifique processos.

Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir. Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino.

A hierarquia de uma empresa é sempre dividida em três níveis organizacionais, mesmo que isso às vezes aconteça de forma inconsciente, e são eles os níveis estratégico, tático e operacional.

A missão de uma organização refere-se à razão pela qual ela existe, ou, em outras palavras, sua razão de ser, enquanto a visão é a manifestação de para onde está indo e o que pretende se tornar a longo prazo. A missão e a visão de uma empresa são os principais elementos de sua cultura organizacional.

É a representação de onde se quer chegar e o que se pretende alcançar. A visão está acima de qualquer objetivo e é praticamente a imagem projetada para o futuro da organização. Logo, deve ser compartilhada e apoiada por todos os colaboradores que já trabalham ou que venham a trabalhar nela.

A visão de trabalho é composta por um texto curto que responde, entre outras coisas, às seguintes questões: Por que trabalhar? Para que serve o trabalho?

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