Quais as vantagens de uma estrutura organizacional?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quais são os benefícios das estruturas organizacionais?

  • Tomada de decisão mais rápida;
  • Vários locais de negócios;
  • Maior eficiência operacional;
  • Maior desempenho dos funcionários;
  • Elimina a duplicação de trabalho;
  • Conflito de funcionários reduzido;
  • Melhor comunicação.

A estrutura organizacional de um negócio serve ao seu planejamento estratégico, sendo o molde nos quais os objetivos serão encaixados, possibilitando que sejam alcançados. Ela deve ser pensada de acordo com o perfil e os valores da empresa, bem como sua proposta.

Assim, a flexibilização do trabalho permite que cada funcionário escolha o momento em que é mais produtivo, aumentando a produtividade geral da empresa. Uma vez que as pessoas são mais produtivas, também não é necessário que elas façam tantas horas extras para terminarem suas tarefas.

Na realidade, não existe um modelo de estrutura organizacional ideal. O motivo é muito simples: a decisão vai depender do porte do negócio e do segmento de atuação. Nesse contexto, não há uma fórmula mágica, e o que funciona para o seu concorrente pode não ser o ideal para você.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

As vantagens da estrutura da organização linear é a definição com clareza sobre as responsabilidades e deveres da empresa, o que implica diretamente no processo de agilização na tomada de decisões – evitando possíveis ambiguidades.

A estrutura matricial permite maior flexibilidade para os funcionários. Os colaboradores podem ser mais bem capitalizados quando se concentram em seus talentos, em vez de uma simples divisão de departamentos.

As estruturas organizacionais agem de forma facilitadora nos processos de gestão das empresas e podemos exemplificá-la em alguns cargos que já conhecemos, como: recursos humanos, gerente, produtor, desenvolvedor, etc. Todos esses, juntos, fazem parte de uma estrutura organizacional dentro de um negócio.

4) São características e vantagens potenciais de uma estrutura organizacional funcional, exceto: e) São agrupadas todas as funções em uma só divisão e duplicam-se funções em todas as divisões. RESPOSTA CORRETA Essa é uma característica das organizações divisionais e não funcionais.

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais e é importante escolher aquele que melhor atenda às necessidades da empresa. Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial.

Estrutura organizacional é um conceito da área de administração e gestão de empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos com fins de cumprir os objetivos da companhia.

Capital humano: saiba porquê o bem mais valioso de uma empresa são seus colaboradores. O capital humano é conhecido como um dos atributos adquiridos por um colaborador por meio de sua experiência na própria empresa, por pesquisas e por cursos feitos ao longo de sua jornada profissional.

A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.

Os três pilares
Missão, visão e valores são os pilares essenciais na construção da cultura de sua empresa e fortalecimento do capital humano. Os três conceitos são interligados e muitas vezes podem ser confundidos.

Os componentes da estrutura organizacional são sistema de responsabilidade (constituído por departamentalização; linha e assessoria; e especialização do trabalho); sistema de autoridade (constituído por amplitude administrativa ou de controle; níveis hierárquicos; delegação; centralização/descentralização); sistema de ...

Estrutura organizacional funcional
Esse é o tipo de estrutura mais comum nas empresas. Nele, os recursos ficam divididos em departamentos, ou seja, os colaboradores são distribuídos conforme sua área de atuação e respondem a um gestor do mesmo setor.

Vantagens. A estrutura organizacional vertical pode ser mais vantajosa quanto à melhor organização dos processos, já que conta com gestores diretos de cada área ou grupo, e isso pode facilitar para que as atividades sejam organizadas de acordo com as necessidades de cada time.

Com a organização do trabalho, o colaborador consegue enxergar melhor as suas conquistas e entender a sua importância para a empresa ao vislumbrar o impacto do seu trabalho. Essa melhora nos resultados aumenta o engajamento do profissional, pois ele passa a sentir que seu trabalho tem um propósito.

De um modo geral, pode dizer-se que a estrutura em rede também apresenta as suas vantagens e desvantagens. As vantagens integram: a competitividade global; a flexibilidade da força de trabalho; a necessidade de supervisão pequena; e a redução das despesas gerais administrativas.

Ele permite que os colaboradores visualizem o panorama geral da corporação e suas estruturações, de forma que saibam com quem devem entrar em contato quando há um problema muito complexo ou que ainda não foi solucionado, por exemplo.

São quatro os fatores que condicionam a estrutura organizacional:

  • Fator estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pela empresa.
  • Fator ambiente externo da empresa.
  • Fator tecnologia.
  • Fator humano.