O que engorda mais o arroz ou o cuscuz?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).

Então perceberam que o cuscuz tem menos calorias? No entanto o arroz integral (confere aqui no blog) e as raízes oferecem mais vitaminas e minerais essenciais, incluindo magnésio, vitamina B6, fósforo, tiamina, niacina, zinco e ferro, tornando-os nutricionalmente superior ao cuscuz.

"Os carboidratos do bem que substituem o arroz são: batata-doce, quinoa cozida em grãos, inhame e mandioca. A quinoa tem aminoácidos, vitaminas do complexo B e é rica em proteína vegetal. Os demais são carboidratos do bem com menor índice glicêmico, ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

O especialista revelou que o cuscuz é o substituto perfeito. "É o substituto perfeito. Porque se você analisar o que substitui com a mesma caloria, carboidrato, proteína, fibra o arroz será o cuscuz. Fazem parte do mesmo grupo alimentar.

Mas comer uma porção muito grande traz um excesso de calorias e carboidratos, o que inevitavelmente prejudica qualquer dieta. Assim, a recomendação é consumir uma porção moderada de cuscuz por vez, aquela de mais ou menos 50 gramas, sem exagerar.

Afinal, cuscuz engorda ou emagrece? O cuscuz não irá aumentar o diminuir seu peso, ele engorda somente em casos de exagero ou excesso de acompanhamentos com alto valor calórico na receita.

O cuscuz pode ser consumido no café da manhã, no almoço e no jantar.

Cuscuz não engorda e pode ajudar a emagrecer
Substituir o pão branco por uma porção pequena de cuscuz e um ovo cozido, te dará um café da manhã mais saudável. Portanto, você terá saciedade por mais tempo, contribuindo para evitar beliscar alimentos calóricos ao longo da manhã.

1. Lentilha rosa – possui mais proteína que o feijão e tem um sabor suave, podendo ser usada na forma de salada. Arroz negro – tem 250% mais quantidade de proteína que o arroz branco e 30% mais que o arroz integral; possui grande quantidade de compostos bioativos, que são essenciais para nossa saúde.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.

O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.

Uma alternativa bem simples e nutritiva para o cardápio noturno é a sopa de legumes, que pode ser feita com cenoura, inhame, chuchu, batata, vegetais folhosos, salsinha e outros temperos - cozidos em pedaços ou até mesmo batidos.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Aveia. A lista não poderia ficar sem a aveia. Ela é um dos principais alimentos que ajudam a saciar a fome e o melhor: não engordam.