O que entra na mão de obra?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 12 votos

A mão de obra é um elemento básico na produção e é definida como o custo do tempo que os trabalhadores investem no processo de elaboração de um produto. Este conceito inclui salários, prêmios de risco, trabalho noturno e horas extras, assim como os impostos que estão associados a cada trabalhador.

A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado.

O custo unitário da mão de obra é calculado com base no salário mínimo vigente, no percentual de encargos sociais, na jornada mensal de trabalho e o número de salários-base do cargo, função ou categoria.

Para calcular esse valor, é preciso ter uma planilha de custo de mão de obra que elenque todos os gastos envolvidos. A melhor forma de calcular o custo hora da mão-de-obra é somar os custos anuais tidos com aquela categoria e dividir pelo número de horas trabalhadas por ano.

O acompanhamento de obra ou acompanhamento técnico consiste em visitas periódicas ao canteiro de obras para: garantir que construção esteja sendo executada de acordo com os projetos, esclarecer dúvidas, orientar a mão de obra contratada, fazer ou conferir medições, orientar a compra de materiais de construção e suas ...

O primeiro passo para qualificar a mão de obra é investir em cursos específicos. Neste grupo, estão inclusos os cursos de graduação e pós-graduação, cursos online, cursos livres e complementares, masterclass, entre outros exemplos.

Mão de Obra Direta (MOD) - São os funcionários que atuam diretamente no processo produtivo dos serviços, gerando receita pela venda de suas horas trabalhadas. Exemplos: mecânicos, eletricistas, funileiros, pintores, etc.

Construção realizada pelos proprietários, e seus familiares, ou seja, mão-de-obra própria.

Exemplos de despesas:
Contas de água, luz e internet; Aluguel do prédio; Materiais de escritório; Gastos com estrutura e lanche fornecido para os funcionários.

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Por exemplo, são custos diretos a matéria-prima e os gastos com mão de obra direta. Se você tem uma fábrica que produz 300 pares de sapatos por mês, sabe exatamente quais são os custos trabalhistas de cada um dos operários que trabalharam durante o mês para garantir essa produção.

A forma mais simples de calcular esse preço é multiplicar o tempo necessário para realizar uma tarefa por um valor predeterminado — conhecido como custo de hora trabalhada. Dessa forma, é possível chegar a um valor justo para seu cliente sem que haja prejuízo para a oficina.

As etapas para a realização de um orçamento de obra

  1. Desenvolver o projeto executivo e memorial descritivo. ...
  2. Fazer uma lista dos custos relacionados ao que aponta o memorial. ...
  3. Somar os custos indiretos. ...
  4. Somar os impostos e taxas mais o lucro. ...
  5. Determinar o preço de venda. ...
  6. E fazer o fechamento do orçamento.

Você deve usar a seguinte fórmula:

  1. Custo da hora trabalhada = (valor da remuneração + encargos sociais) / 160 horas.
  2. Custo individual = custo da mão de obra + custo do material.
  3. Lucro bruto = receita total – custos.
  4. Margem de lucro = (lucro / receitas) x 100.

Calcule o valor a hora trabalhada
Depois disso, divida o valor total pelo número de horas mensais trabalhadas — aqui, você tem a primeira ideia de quanto deve cobrar por hora. Sob o mesmo ponto de vista, faça uma estimativa de horas que serão gastas para completar um serviço ou produzir um bem.