O que era a fruta do pecado?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.

Esses termos são também usados simbolicamente na Bíblia. A Bíblia comumente utiliza "fruto" para se referir a ações e pensamentos das pessoas. Assim como frutos de uma árvore demonstram o tipo de árvore a que pertencem, da mesma maneira, as ações e palavras de uma pessoa revelam como é o seu caráter.

Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras – como todo mundo, naquela época.

É dito que o Éden está envolvido por quatro rios, o Pison, o Gheon, o Tigre e o Eufrates, o que o situará na zona da Mesopotâmia, atualmente o Iraque. No entanto, a descrição do Éden pode ter apenas um sentido alegórico, sugerindo um local idílico de perfeita felicidade. Geografia País do Sudoeste Asiático.

Moisés nomeia apenas duas árvores desse jardim: a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cujos frutos Deus proibira Adão e Eva de comerem...

árvore Bodhi

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.

Deus deu a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio. Por que Deus colocou no Jardim uma árvore da qual o homem não poderia comer? Para dar a Adão e Eva o direito de escolha, ou seja, o livre-arbítrio.

Os frutos do arrependimento não são meramente sentir remorso, tristeza ou culpa pelo erro cometido, mas sim uma mudança radical na vida; envolve uma atitude de abandono do pecado e uma pratica da palavra de Deus, testemunhando diante da sociedade através de suas ações.

(Tiago 2: 17) Este texto deixa muito claro que a fé precisa gerar frutos através das boas obras; como o perdão, paciência paz, alegria, fidelidade, amor, domínio próprio...

  • Trigo: Chesed-Bondade.
  • Cevada: Guevurá-Severidade.
  • Uvas: Tiferet-Harmonia.
  • Figos: Netzach-Perseverança.
  • Romãs: Hod-Humildade.
  • Azeitonas: Yesod-Fundação.
  • Tâmaras: Malchut-Realeza.

Por que ele escolheu a serpente no Éden como meio de enganar? Satanás escolheu a serpente como seu dispositivo (Gênesis 3:1) porque era uma “criatura especiosa” com uma “pele manchada” e “ficou ereta” (Comentário Bíblico Completo de Matthew Henry 4.5).

Deus perguntou a Adão como ele sabia que eles estavam nus e o pressionou sobre se eles tinham comido da árvore proibida. Foi aí que o jogo da culpa começou. Adão culpou Eva por persuadi-lo a comer a fruta. Eva, igualmente desconfortável, passou a culpa para a serpente que a havia tentado.

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.