Porque emprestar dinheiro a juros era considerado pecado?

Perguntado por: lgomes7 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.

A atividade coloca em risco a condição física e financeira do devedor. O crime de usura, previsto no Artigo 7º da Lei 7.492/86, é passível de condenação tanto do agiota quanto daquele que usufrui dos seus serviços. O devedor que faz empréstimo com o agiota está apoiando a atividade ilegal, mesmo que indiretamente.

A lei levítica proibia o empréstimo com juros a israelitas pobres (Levítico 25:35-37). O conceito era que devia-se emprestar o dinheiro necessário ao israelita pobre sem qualquer garantia. Mas a Bíblia também adverte quanto à imprudência e os riscos de ser fiador de outra pessoa.

No Brasil, as igrejas e templos religiosos não pagam impostos porque estão entre as instituições que possuem imunidade tributária prevista no artigo 150, inciso VI, da Constituição Federal de 1988.

É seguro emprestar dinheiro a juros? Afinal, o empréstimo entre pessoas é seguro? Sim, é uma modalidade aprovada pelo Banco Central e que em nada tem a ver com agiotagem. Agiotagem é aquela prática — que é considerada crime!

Agiota é o indivíduo que empresta dinheiro para outra pessoa de modo ilegal, com taxas de juros altamente elevadas e sem a autorização do Banco Central.

O que é agiotagem? Agiotagem é a prática de emprestar dinheiro a outras pessoas com juros excessivos e superiores ao permitido por lei, sem possuir uma empresa legalizada para tal fim. Ou seja, trata-se daqueles que estão fugindo das regras e, em muitos casos, cometendo um crime.

“Todo credor que tenha emprestado alguma coisa a seu próximo, perdoará o que tiver emprestado. Não explorará seu próximo, nem seu irmão, porque terá sido proclamado um perdão geral em honra de Javé” (Dt 15,2).

Fique no azul: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros” - Romanos 13:8” Em suas falas na Bíblia, Cristo e seus apóstolos deixam claro ser contra as pessoas que se endividam e dão calotes. A dívida no texto sagrado é considerada um motivo de vergonha.

Em regra geral, a Bíblia condena a usura. Vejamos algumas passagens bíblicas: Êxodo 22.25:- "Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não agirá com ele como credor que impõe juros". Levítico 25.35-37: "Se teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então, sustentá-lo-ás.

Deve-se dizimar o dinheiro que se tem recebido como empréstimo? Não, porque o dinheiro emprestado não é ganho.

A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é o oposto da generosidade. Há muitas passagens na Bíblia que fazem alusão à avareza.

Calvino condenava a usura e a doutrina da predestinação, sendo apoiado por integrantes do clero secular e da própria burguesia estabelecida na Suíça.

Por exemplo, a usura (empréstimos com juros) era considerado um pecado pela Igreja, que também era contra o acúmulo de bens e o lucro. Quem também estava descontente com a Igreja era a população, cansada dos abusos da Igreja e da sua falta de propósito.

Salário Médio de um Pastor
Mas há divergências em relação a esses dados. O fundador da igreja neopentecostal Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, revelou publicamente que paga salários entre R$ 4.000 e R$ 22.000 aos seus pastores, sem contar benefícios, como escola para os filhos e moradia.

O vínculo existe e INSS (que é descontado do empregado e repassado à Previdência, obedecendo faixa salarial 8%, 9% 11%) e FGTS (a empresa paga 8%)devem ser recolhidos normalmente como o de qualquer outro empregado.

A pena prevista é de 6 meses a 2 anos de detenção e multa. O termo agiotagem também é utilizado como sinônimo de usura, todavia, a cobrança de ágios, dentro dos limites legais não é considerado crime, é exatamente o que os bancos fazem quando emprestam dinheiro. Lei nº 1.521, de 26 de dezembro de 1951.