O que era Brasília antes da sua criação?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quando Brasília começou a ser construída, em outubro de 1956, o Planalto Central já era ocupado por dois núcleos urbanos que davam ares interioranos à região onde seria erguida a capital modernista do país. O mais antigo deles, Planaltina, já era uma cidade um século antes de a nova capital começar a ser desenhada.

A construção de Brasília foi a concretização de um projeto nacional que existia desde o século XIX, cujo intuito era o de levar a capital do nosso país para o planalto central. Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.

Possui grande importância política, pois abriga a sede do Governo Federal. Brasília está situada no Planalto Central e surgiu após anos de questionamentos históricos e geográficos sobre a transferência de poder político do litoral para o interior do país, em algum ponto central.

É porque os estados têm constituições estaduais, enquanto leis orgânicas regem os municípios. Como o DF reúne competências de estado e município, não pode ser dividido. Por isso, Brasília e as outras 30 regiões administrativas são dependentes do GDF, Governo do Distrito Federal, como se fossem bairros.

Só quando Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil que a ideia que mudou o destino do Brasil foi colocada em prática. Juscelino Kubitschek queria não apenas evitar ataques marítimos mas também povoar o centro do Brasil. Naquela época o Centro do país era completamente deserto.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar.

O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.

Entenda por que Brasília tem formato de avião
Esse modelo seria o mais viável para a cidade por poder transportar água para as residências, partindo do ponto mais alto, e captar o esgoto no ponto mais baixo. Por isso, um dos eixos dessa cruz — o Norte-Sul — seria arqueado e lembraria um pássaro ou avião.

Antes da transferência para Brasília, duas outras cidades desempenharam o papel importante de capital federal. São elas: Salvador, de 1549 a 1763, Rio de Janeiro, de 1763 a 1960.

Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Diferente de tudo o que você já viu: eis a melhor maneira de definir Brasília. A única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco é peculiar sob todos os aspectos.

Brasília é a sede do governo federal brasileiro. Ela está localizada no Distrito Federal, ente federativo que integra a região Centro-Oeste do país. Trata-se de uma cidade planejada, cuja construção teve início em 1956, com inauguração em 21 de abril de 1960.

Houve falta de planejamento financeiro, recursos mal administrados, gastos desenfreados e verba desviada. Como consequência, nos anos seguintes, a inflação disparou, a população empobreceu e a desigualdade social cresceu. Outra consequência foi a desigualdade regional.

Entre os objetivos básicos para a mudança da capital, destacavam-se: obedecer à Constituição de 1891, reafirmada pela de 1946; integrar o interior do país; gerar empregos; ocupar parte da mão-de-obra nordestina; e promover o desenvolvimento do interior do país, contribuindo para desafogar a Região Centro-Sul.

A cidade de Brasília é a sede do governo federal do Brasil. Ela possui uma grande importância política e histórica para o país. Brasília é a capital federal do Brasil. A sua história está ligada ao desejo de construção de uma capital nacional planejada, localizada no interior do país.

O dialeto brasiliense, ou candango, é um dialeto do português brasileiro, que tem como região geográfica falante a cidade de Brasília e também a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.