O que Deus fez no sétimo dia da criação?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

1 Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. 2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, adescansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3 E abençoou Deus o adia sétimo, e o bsantificou, porque nele cdescansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.

No primeiro dia Deus criou a luz, no segundo dia Deus criou os céus, no terceiro dia foi criado a terra, os mares, as ervas, e árvores frutíferas, no quarto dia foi feito a separação do dia e da noite, no quinto dia foram criado os animais, no sexto dia foi criado o homem e a mulher.

As três ações de Deus com o Sábado: Descansou — Deus descansou de suas obras no sétimo dia, proveu um exemplo para suas criaturas, sobre o que elas deveriam fazer também. Abençoou — Deus abençoou o dia de sábado. Santificou — Deus separou um dia para uso sagrado.

A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.

A Bíblia diz em Levítico 23:3: “Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.”

Depois de criar a terra, a água, o ar, os animais, as plantas, as bactérias, e não tendo mais nada para fazer, no oitavo dia, Deus criou o Congresso Nacional.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

Um grupo de sábios reuniu-se num castelo em Akbar, para discutir a obra de Deus; queriam saber por que havia deixado para criar o homem no sexto dia. “Ele pensava em organizar bem o Universo, de modo que pudéssemos ter todas as maravilhas à nossa disposição”, disse um.

5 Não vos apriveis um ao outro, senão por consentimento de ambos por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que bSatanás não vos ctente pela vossa incontinência.

Mas o mais importante para os pesquisadores é o que estava dentro do aracnídeo: estruturas respiratórias compatíveis com a vida na terra, e não na água, e com a respiração do ar. O escorpião é o mais antigo animal a apresentar tais evidências.

(1 Coríntios 7:5) Jejum de sexo
Paulo dá um parecer apostólico: que os maridos e esposas não vos defraudeis sexualmente um ao outro no casamento, exceto em mútuo consentimento para se dedicarem à oração.

Jesus não deseja abolir o sábado, mas quer curá-lo do que tenha se tornado. Jesus queria que aqueles homens, ali presentes, entendessem a importância de se fazer o bem em qualquer momento. Nós não podemos ser escravos, pois Deus nos criou livres para praticarmos somente o bem a qualquer tempo.

Dia sagrado, reservado a cada semana para descanso e adoração. Depois que Deus criou todas as coisas, Ele descansou no sétimo dia e ordenou que fosse separado um dia a cada semana para descanso e para ajudar as pessoas a se lembrarem Dele (Êx. 20:8–11).

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.

Por que sétimo dia? Não existe nada constatado na liturgia católica sobre a escolha da data. Porém, acredita-se que a opção do 7º dia após a morte para rezar pelo falecido se deu por influência da Bíblia. Isso porque no livro religioso o número 7 é bastante empregado como um algarismo perfeito e sagrado.

Há um ditado que diz: "Que chuva em dia de algum velório, significava que a morte não era aceita ou esperada. Que a pessoa não queria morrer." No dia de hoje (03/12), se confirma esse ditado com a maior maestria que já vi na vida!

E esse período de luto, é comumente concluído, na tradição católica, com a missa de 7º dia. Mas tenhamos presente que o sete é uma medida temporal, vale para nós, enquanto Igreja Peregrina, enquanto seres medidos pelo tempo.

Em contrapartida, os evangélicos não consideram a missa de sétimo dia como algo fundamentado na bíblia. Dessa forma, eles optam por somente guardar seu luto ao ente querido, enquanto acharem necessário.