O que era usado antes do absorvente?

Perguntado por: nleiria . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

As romanas utilizavam chumaços de lã macia. Na Grécia, pedaços de pano envolviam gravetos de madeira que facilitavam a inserção. Na Índia, introduziam fibras de vegetais e no Japão, pedaços de papel eram enrolados e formavam um "canudinho" semelhante à versão atual dos absorventes internos.

Essa expressão é usada pelos nordestinos para se referir a menstruação da mulher. A origem da expressão, pelo que tudo indica, é uma referência ao sangue do boi, que jorra da sua garganta, quando a cortam, no matadouro. Assim, “a mulher que está de boi”, está sangrando, menstruada.

Ainda assim Hipócrates foi quem primeiro analisou o fenômeno da menstruação, atribuindo ao mesmo uma função benéfica à saúde. Durante o Império Romano (século II a.C. até o século IV), em torno do ano 60, Plínio, o velho, escreveu História Natural, a primeira enciclopédia da história.

Inventado pela afro-americana Mary Beatrice Davidson Kenner e usado a partir de 1956. A sua função é absorver o sangue eliminado pela menstruação, evitando que este manche as roupas (sejam elas íntimas ou não) e assim cause constrangimentos.

Em 1930

Em 1930, no Brasil, a Modess foi a primeira linha de absorventes descartáveis a ser produzida no país. Em 1933, surgiram os absorventes internos comaplicador, o Tampax nos Estados Unidos e o OB na Alemanha, que significa “ohne binde”, em português “sem toalha”.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.

Pode lavar o cabelo durante a menstruação sim, diva!
Mas saiba que, durante muito tempo, as pessoas realmente acreditavam nisso e evitavam lavar os fios durante a menstruação. De fato, isso é um mito e você pode lavar os cabelos sossegada em qualquer época do mês .

Lavar o cabelo durante a menstruação: o mito
O mito de que não se deve lavar o cabelo durante a menstruação é bastante antigo, e perpetuado principalmente pela falta de conhecimento. Mas é preciso deixar claro que a pele da cabeça e a pele de todo o corpo são realmente à prova d'água. Então não vai absorver essa água.

Faz mal beber sangue de menstruação? De acordo com ginecologistas, ingerir o liquido em pequenas quantidades não faz mal algum. No entanto, em maiores doses o sangue pode ser tóxico.

Podemos concluir, portanto, que as únicas fêmeas que menstruam são as da espécie humana, outras primatas próximas, algumas espécies de morcegos, o musaranho-elefante e o rato espinhoso.

Esse estigma social sentido por elas decorre do mito criado e firmado em torno da menstruação, que prega que, nesse período, as mulheres ficam imundas, doentes, impuras e até mesmo amaldiçoadas.

No caso de dominância de estrogênio, os níveis de estrogênio no corpo superam a progesterona. A progesterona é necessária para regular a menstruação e manter sob controle os sintomas de altos níveis de estrogênio. Quando esse delicado equilíbrio hormonal está desfeito, você pode se sentir extremamente fatigado.

Os cozinhados não vão sair bem: Os bolos não crescem, as claras não ficam em castelo e a maionese não liga. Esqueça tudo isto. Não existem quaisquer estudos que provem uma relação entre cozinhar e estar menstruada.

Os resultados revelam que 58% dos homens considera saber apenas o básico sobre a menstruação e 13% admite mesmo saber muito pouco. Aliás, 18% acredita que a menstruação consiste na saída dos ovários do útero, quando na realidade é o revestimento uterino que derrama em forma de sangue.

Até o início do século 20, o absorvente mais usado eram as “toalhinhas”, nome popular das faixas de tecido dobradas em três partes, depois lavadas e reutilizadas.

Um desses acessórios lançado na década de 1940 foi apresentado como "Cinto Modess", que consistia de uma estreita faixa rente à cintura com dois elásticos presos com uma presilha, os quais partiam do umbigo e atravessavam a virilha até o cóccix, acoplando o absorvente.

Karol Gomes • Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual.

Os primeiros registros de absorventes são do Egito, onde proteções internas feitas de papiro processado eram inseridas dentro do canal vaginal. As romanas utilizavam chumaços de lã macia. Na Grécia, pedaços de pano envolviam gravetos de madeira que facilitavam a inserção.

Entre elas, Mary Beatrice Davidson Kenner, mulher negra que inventou o absorvente e cuja história Zing resumiu em seu artigo. Nascida em 1912, Mary Beatrice cresceu Charlotte, Carolina do Norte, com genes de inventora.

Haas que, em 1929, atendendo às queixas da esposa sobre o incómodo de usar os volumosos pensos higiénicos da época, concebeu o primeiro tampão moderno tal como o conhecemos atualmente. Haas obteve a primeira patente em 1931 e começou a comercializar este produto com o nome de TAMPAX®.

É uma fase do ciclo de vida feminino. Mulher menstruada pode tomar sorvete, lavar a cabeça, olhar-se no espelho, andar descalça e outras histórias do gênero. Nada disso aumenta cólicas, nem faz o sangue "subir para a cabeça". Não existe associação entre menstruação e derrame.