Para que era usado o vaso grego?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O vaso era usado para a diluição de vinho com água.

Os vasos gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.

A cerâmica grega entre o artesanato artístico deixado pelos Gregos, a cerâmica é a que tem um maior destaque, pois era uma mercadoria de primeira necessidade pelas múltiplas funções que possuía (serviço doméstico, usos artesanais e comerciais, apoio às cerimónias religiosas e fúnebres).

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a Palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?

Características da Pintura Grega
Representações de deuses e de cenas cotidianas; Representações realistas; Uso de técnicas de afresco, têmpera e encáustica nas pinturas murais.

Os vasos gregos não eram conhecidos apenas pelo equilíbrio e forma, eles também são conhecidos pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Eles serviam para os rituais religiosos e para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.

Na maior parte das vezes, as pinturas dos vasos buscavam representar pessoas em suas atividades diárias e, principalmente, cenas da mitologia grega. Para dar início ao processo, o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras.

O primeiro estilo distinto de cerâmica grega apareceu pela primeira vez por volta de 1000 a.C ou talvez até antes. Reminiscente da técnica das antigas civilizações gregas da Creta Minóica e do continente micênico, a decoração inicial da cerâmica grega empregava formas simples, pouco usadas.

Cerâmica e Pintura
A produção de vasos e pratos ligados a atividades domésticas, para uso diário ou decoração, representavam a vida dos heróis, cenas mitológicas, festividades religiosas e a vida quotidiana. As cores utilizadas eram fundamentalmente o vermelho vivo, o vermelho ocre e o preto.

Os vasos circulares eram cada vez mais comuns também, difundindo-se em todo o mundo grego em torno do Egeu. Apareceram também os vasos "minii," de Orcomeno, na Beócia (Minia), ou de Iolco, na Tessália.

Os gregos bebiam seu vinho diluído com água; necessitavam, portanto, de um recipiente de boca larga, chamado cratera, no qual misturavam os dois líquidos, e de um jarro menor, a enôcoa, que mergulhavam na cratera e usavam para servir cada conviva numa delicada taça chamada kúlix, ou uma caneca mais modesta, o skúphos.

O vaso de barro e o ouro passam pelo fogo para serem purificados, ambos em seu estado bruto, pode não ter valor algum para a maioria das pessoas. Contudo, a aparência não invalida sua essência. O especialista (oleiro e garimpeiro) reconhece e valoriza seu potencial.

Sobre o Congresso - Que tipo de vaso tú és? As mulheres são como vasos nas mãos do Senhor as quais Ele quer encher cada dia mais, até que o vaso venha a transbordar. O congresso de mulheres "Que tipo de vaso tú és?" tem como objetivo ser instrumento de Deus para que esses vasos sejam cheios, de uma forma sobrenatural.

O vaso não serve apenas para colocarmos rosas, tulipas ou quaisquer que sejam as flores de nossa escolha, mas ele também nos serve como um elemento decorativo muito importante. Com um vaso ou um conjunto de vasos é possível decorar a casa de forma versátil e elegante.