O que está escrito em Josué 1 9?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

Em Josué 19 vemos a repartição da herança entre as famílias de Simeão, Aser, Naftali e Dã, fechando a herança de todas as tribos dos filhos de Israel e acabando de repartir a terra.

“Não temas, porque eu sou contigo” é uma declaração de encorajamento que indica o cuidado providencial do Senhor para com seus filhos. O estudo bíblico dessa frase mostra que ela faz parte da profecia de Isaías acerca da soberania de Deus no governo da História e na redenção do Seu povo.

Ânimo, em latim, é o mesmo que coragem.
Claro que Josué também teve muitos momentos de insegurança e com certeza teve medo diante das contrariedades que apareciam. Mas ele sempre se recordava da voz de Deus que lhe pedia atitudes e coragem, que são duas coisas que caminham juntas em nosso coração.

“Santificai-vos, porque … o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Com essa palavra Josué acreditava que no outro dia receberiam a vitória do Senhor. Por isso buscou a santificação antes. Sem a santificação não acontecem milagres.

A expressão "esforça-te" segundo a Bíblia, significa ser forte, aguentar, persistir, ser firme. Josué vivia um novo e grande desafio na liderança do povo de Israel. Era esperado que ele fosse um homem exemplar, resiliente, firme, forte e paciente à frente de Israel.

Ânimo na Bíblia
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33.

18 Quem quer que se rebelar contra as tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, será morto. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo.

Josias percebeu que o povo não estava obedecendo ao Senhor e rasgou suas vestes como sinal de angústia e de remorso. Deus aceitou este comportamento como sinal de seu arrependimento e ouviu sua oração (2 Reis 22:11,18-20).

6 O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o aconhecimento; porque tu brejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e visto que te esqueceste da clei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Alimentar; dar o necessário para viver a.

Mesmo que por muitas vezes você possa nem entender o porquê das dificuldades que esteja passando, aceite-as, pois Deus está contigo em todos os momentos. Assim como diz o profeta Isaias 41,10: “Por isso não tema, pois estou com você; Não tenha medo, pois sou o seu Deus.

O mesmo que: amedrontes, aterres, acobardes, acovardes, apavores, assustes, atemorizes, aterrorizes, intimides.

E tendo em vista que Calebe foi o principal escriba que o acompanhou, podemos supor que eram da mesma idade quando fizeram parte da primeira missão de reconhecimento em Canaã 40 anos antes, dessa forma, é provável que Josué tivesse 80 anos quando entraram na Terra Prometida.

A Bíblia não diz quem foi a esposa de Josué. Apesar de antigas lendas e tradições sem qualquer comprovação tentarem especular a respeito da identidade da misteriosa mulher do líder hebreu que sucedeu a Moisés, a verdade é que não há nenhum indício realmente confiável sobre com quem Josué se casou.

Território. Território é o tema central de Josué. A introdução do Deuteronômio reconta como Javé concedeu o território aos israelitas, mas depois retirou a dádiva quando Israel hesitou em conquistá-la depois que dos doze espiões, apenas Josué e Calebe confiaram em Deus.

Publicamente, Moisés advertiu Josué a ser corajoso e forte, para que ele pudesse cumprir a missão de levar Israel à terra que Deus havia prometido (Deuteronômio 31:3-8).

O livro de Josué é uma continuação dos cinco livros de Moisés (Gênesis–Deuteronômio) e descreve como o Senhor ajudou os israelitas a obter a terra prometida. O relato da conquista mostra que, quando os israelitas obedeciam estritamente aos mandamentos do Senhor, Ele deva-lhes a vitória sobre seus inimigos.