O que estimula o cio?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

“O tratamento indicado pode ser o uso de prostaglandina. Você aplica essa dose de prostaglandina e essa vaca provavelmente pode entrar no cio de dois a três dias depois.

Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.

Tem como finalidade inseminar em tempo pré-fixado sem observação do cio. Os animais recebem a 1° dose de “Ciosin” e 11 dias após uma 2° dose. Todos os animais independente de observação de cio deverão ser inseminados 72 a 96 horas após a 2° dose.

“O tratamento indicado pode ser o uso de prostaglandina. Você aplica essa dose de prostaglandina e essa vaca provavelmente pode entrar no cio de dois a três dias depois.

Ciosin® é um potente agente luteolítico que causa uma regressão funcional e morfológica do corpo lúteo (luteólise) em bovinos e equinos, seguida de um retorno ao cio e ovulação normal. Indicações para bovinos: Sub-estro (cio não visível) Cistos lúteos ovarianos.

“No gado taurino, gado de origem europeia, a expressão de cio ocorre entre os 12 a 14 meses. Já no gado zebuíno, nas Nelore, principalmente, a expressão de cio ocorre entre 16 e 18 meses”, revelou.

A sincronização de cio em vacas é feita de duas formas: uso de hormônios e inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Esse último método tem custo mais elevado, pois exige profissionais especializados e materiais próprios para a realização.

120 dias

“De modo geral, as primíparas (novilhas paridas) levam de 60 a 120 dias pós-parto para voltar a apresentar cio. Isso vai depender da condição corporal e nutricional da matriz. Se ela estiver bem, vai voltar apresentar cio mais cedo, se estiver sentida, magra, demorará mais tempo“, resumiu o veterinário.

Uma vaca em estro apresenta diversos sinais como: Inquietação e nervosismo, com movimentação e mugidos freqüentes. Cauda erguida e micção freqüente. Redução do apetite e da produção de leite.

É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.

Sinais do cio
O melhor indicador de que a vaca está no cio é quando ela fica parada e aceita ser montada por outras companheiras de rebanho ou pelo touro (Figura 1).

Estrógeno. As funções desse hormônio dentro e fora do sistema genital são a indução da conduta do estro (cio, ação no SNC), aumento da vascularização, contrações e secreções genitais e o controle da secreção de GnRH e gonadotrofina.

A média do intervalo da aplicação de ECP para a ovulação foi de 58,5 ± 4h (n=33) e de 27,1 ± 1,1h (n=28) após o início do estro.

Dosagem e administração: Diariamente injeção i.m. de 500 UI ou 20 UI por kg de peso de Folligon 5000 UI durante 10 dias. Dar também uma injeção de 500 UI de HCG no 10° dia. Dosagem e administração: Depois de remover as esponjas vaginais contendo progestágenos (eg) dar 400 a 750 UI de Folligon 5000 UI i.m.

A administração oral de cabergolina na dose de 5µg/kg/dia, durante aproximadamente duas semanas, pode ser usada para indução de estro em cadelas no anestro, com taxa de concepção satisfatória para diferentes raças e grupos etários (Verstegen et al., 1999.