Quais são as fases do cio de uma cadela?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

O ciclo estral das cadelas é dividido em quatro fases distintas: o anestro, proestro, estro e diestro. O estro corresponde à fase conhecida popularmente como cio. As mulheres apresentam um ciclo relacionado com a reprodução, o chamado ciclo menstrual.

Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

nove dias

O sangramento dura, em média, nove dias e é nessa fase que as fêmeas começam a ficar atraentes. De acordo com a veterinária Renata Araújo, os cachorros são atraídos pelo cheiro, mas não cruzam, porque a cadela não permite. ;Depois dos nove dias, ela vai começar a aceitar a cruza.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

A fase na qual a cadelinha está apta para a cópula, permitindo a monta, é o estro. Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

O estro dura entre cerca de 3 a 10 dias e é neste período que a cadela para de sangrar. Caso os tutores desejem que a gravidez ocorra, este é o momento de colocar a cadela próxima de outro cachorro. Assim, ela estará mais receptível para esse contato.

É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são: Estresse; Agressividade; Tristeza.

De acordo com o veterinário, as mudanças são comuns entre as cadelas e variam de animal para animal. “Em alguns casos, observa-se maior sensibilidade durante esta fase, podendo haver até febre, e em algumas têm o aumento de apetite, e provável de sede, por causa de diabetes induzido por hormônio”, ressaltou.

Para o veterinário, o ideal é castrar a cadela pouco tempo depois do primeiro cio. Para ele, esse seria um momento ideal para evitar a maioria dos problemas ou reduzi-los. Geralmente, após sessenta dias do primeiro cio, a cadelapode ser castrada.

O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Portanto, o anestro não é uma doença, mas um estado fisiológico do animal. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.

O cio das cadelas não é um ciclo único, ele se divide em quatro: Anestro, Proestro, Estro e Diestro e cada um se caracteriza pelo comportamento e por sinais específicos apresentados pelo pet.

O estro é a fase do ciclo em que ocorre ovulação. A vagina permanece aberta e, nesta fase, as fêmeas apresentam recetividade máxima aos machos. O metestro é a fase em que o óvulo maduro se movimenta ao longo das trompas de Falópio e a vagina está fechada.