O que estimula o raciocínio lógico?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

É possível trabalhar com cores, animais, personagens, números, entre outros elementos. Além dos jogos de sequência lógica, aqueles de tabuleiro como dama, xadrez, campo minado, batalha naval, entre outros, também favorecem o raciocínio lógico.

Seja no conforto do lar ou na fila do banco, aqui vão algumas boas opções do gênero para você se divertir.

  1. 2048. ...
  2. Math Riddles. ...
  3. Sudoku: The Clean One. ...
  4. Mestre da Matemática. ...
  5. Truques Matemáticos.

Importância de desenvolver o raciocínio lógico
O desenvolvimento do raciocínio lógico cria jovens e adultos críticos e com um grande senso argumentativo. É através dessa característica que desenvolvemos a capacidade de criar e interpretar diversas situações do nosso cotidiano, influenciando em resultados positivos.

A mobilização do raciocínio lógico permeia diversas atividades do nosso dia a dia, entre elas, a leitura, as tomadas de decisões, as escolhas, entre outros.

Raciocínio lógico é uma organização ou estruturação de raciocínios que nos permite, de acordo com determinadas normas, chegar a uma conclusão ou resolver um problema. Existem três tipos de raciocínios lógicos: indução, dedução e abdução.

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

5 Dicas para melhorar memória e raciocínio

  1. Leitura: aliado poderoso. Ler nos faz aprender novas coisas e, com isso, fixar termos inéditos e estilos literários na nossa cabeça, estimulando a memória. ...
  2. Aprenda novas habilidades. ...
  3. Use técnicas de memorização. ...
  4. Utilize de jogos e brincadeiras. ...
  5. Tenha hábitos saudáveis.

Os jogos de raciocínio são excelentes ferramentas para desenvolver a performance do cérebro, principalmente porque estimulam várias partes desse órgão no enfrentamento de desafios, níveis e etapas.

O raciocínio lógico é essencial para toda criança, pois ajuda a conquistar melhores rendimentos na escola e no processo de ensino e aprendizagem como um todo. A competência é bastante útil para a reflexão e tomada de decisão na vida adulta, tornando o pequeno mais consciente da realidade e do mundo que o cerca.

Jogos de raciocínio lógico desafiam a capacidade de pensar e raciocinar de forma lógica e dedutiva para solucionar problemas e tomar decisões. Geralmente, esses jogos envolvem um conjunto de regras e objetivos claros, que devem ser seguidos pelos jogadores.

Quando usamos o raciocínio lógico? Sempre que precisamos resolver um problema de maneira sequencial ou criar uma argumentação usamos essa habilidade. Além disso, esse raciocínio evita uma taxa menor de erro e é por isso que existe a importância em desenvolvê-lo o quanto antes.

De acordo com o Construtivismo (Piaget), a Matemática ensinada através da imposição de fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilitam o aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de criatividade.

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre as competências específicas para o ensino da matemática, está o desenvolvimento do “raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo”.

A lógica surge como parte da filosofia, estudando o formato do pensamento. Ela analisa o modo como relacionamos as informações e se concluímos de forma correta. Ela serve como ferramenta para pensar a verdade.

Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada a uma maneira específica de raciocinar, acertadamente. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma! Os problemas ou jogos de lógica são atividades onde um indivíduo tem que usar um raciocínio lógico para resolver o problema.

Estimular a utilização de calculadoras, jogos, planilhas de Excel e aplicativos específicos representará um ganho imediato para a aprendizagem nesta etapa da educação básica. Também a sua vida cotidiana e profissional futura será beneficiada.

Obesidade e sedentarismo
Outras duas grandes causas do raciocínio lento são o sedentarismo e a obesidade. Eles geram vários problemas de saúde e afetam o funcionamento do cérebro, como memória e capacidade cognitiva ³.