O que eu posso dirigir com a categoria C?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A categoria C abrange transporte de carga cujo peso não ultrapasse 3,5 toneladas. Também é possível acoplar ao veículo principal um reboque, desde que o peso do veículo principal, somado ao reboque, não ultrapasse 6 toneladas. Nessa classe, motoristas também podem dirigir todos os tipos de automóveis da categoria B.

Qual a diferença da CNH categoria C para D? Com a CNH categoria C, você pode dirigir apenas veículos de transporte de carga, como caminhões. Enquanto com a CNH categoria D, você pode dirigir veículos de transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares + o motorista.

A categoria 'C' também se destina às combinações de veículos cujo conjunto ultrapasse a lotação e capacidade de peso para a categoria 'B' e desde que a unidade acoplada, reboque, semirreboque ou articulada não exceda a 6.000 kg de peso bruto total.

CNH Categoria C
Na habilitação de categoria C, é permitido dirigir todos os tipos de veículos da categoria B e também os de carga, não articulados, que excedam 3,5 toneladas de peso bruto total. Exemplos: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.

Se o seu objetivo é conduzir caminhões, saiba que a CNH de caminhão é da categoria C ou E. Para veículos de carga acima de 3,5 toneladas, será necessária a CNH C. A categoria D permite apenas a condução de veículos com mais de oito passageiros e os veículos da categoria B.

O bitruck, para quem não lembra, é o caminhão com 4 eixos, digamos trucado na frente e atrás. Ele não tem articulação e não arrasta um reboque ou semirreboque, então pode sim dirigir com a categoria C.

Com a habilitação na categoria B, o condutor pode dirigir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total).

No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB - Lei 9.503/97) obriga esses profissionais a terem carteira de motorista da categoria “C”, destinada a condutores de veículos utilizados em transporte de carga com peso bruto total que exceda a 3,5 mil kg.

CNH C: abrange todos os veículos da categoria B e permite que o motorista conduza caminhões, tratores, além de máquinas de movimentação de carga e agrícola. São veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.

Para categoria E: ser maior de 21 (vinte e um) anos, no mínimo há 1 (um) ano na categoria C e não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 (doze) meses.

Entre exames médicos de aptidão física e mental, exame toxicológico, autoescola (onde você terá, ao menos, 20 horas de aulas práticas, além da prova também prática) e custos com taxas do DETRAN e com a emissão da CNH, o valor médio para obter a carteira de habilitação tipo D gira entre R$2.000 e 2.500, a depender de ...

A categoria B habilita o motorista a conduzir veículo motorizado, cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares, excluindo o motorista. Exemplos de veículos que você pode dirigir com a categoria B: automóveis e caminhonetes.

Exige-se a categoria "C" para dirigir a picape porque o seu peso bruto total (PBT), medida que leva em conta o peso do veículo na balança com a capacidade de carga suportada, ultrapassa 3.500 kg, o limite de PBT para permissões com categoria "B".