O que fala em Efésios 5 21?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

21 aSujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, amulheres, bsujeitai-vos a vosso próprio marido, como ao Senhor; 23 Porque o marido aé a cabeça da mulher, como também Cristo, a bcabeça da cigreja; e ele é o salvador do corpo.

Uma interpretação é que a mulher deve apoiar e respeitar o marido da mesma forma que apoia e respeita o Senhor. O marido recebeu de Deus o encargo de presidir a família e cuidar dela da mesma forma que o Salvador cuida da Igreja e a lidera.]

Além do sustento material, é dever do homem tratar sua esposa com carinho, delicadeza e consideração, respeitando sempre seus sentimentos. Ou seja, é seu dever cuidar do lado emocional da sua companheira.

O estudo da Epístola aos Efésios pode inspirar os alunos a abandonar as coisas deste mundo, a desenvolver-se espiritualmente e a aprender a participar mais plenamente da união fraternal da Igreja.

22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

A palavra sujeitar, aqui nesse caso, tem o significado de: subordinar-se, obedecer, submeter-se ao controle de alguém, tornar-se dependente ou submisso, assumir uma responsabilidade. É assim que temos que proceder para com o nosso Deus.

SUJEITAR: Dominar (GN 1:28; 1CO 15:27-28). Dar o poder de dominar (HB 2:5,8). Conformar-se (GN 49:15, RA).

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Levar (alguém ou algo) à sujeição; tornar sujeito (o que era livre e independente; dominar, subjugar. 2 Tornar alguém obediente ou dependente; submeter alguém a. 3 Aceitar o domínio de outrem; entregar-se aos vencedores; render-se.

Nessa carta, Paulo se dirigiu aos membros gentios da Igreja (ver Efésios 2:11) que, talvez, fossem recém-conversos (ver Efésios 1:15). Ele escreveu para ajudar a desenvolver a espiritualidade e o testemunho daqueles que já eram membros.

Pensamento: Corações cheios de gratidão — é isso que faz o canto ser bom! Com Jesus como a fonte da nossa salvação e o centro do nosso futuro, como podemos não cantar! Mas cantar não é só para nós e Deus.

18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Esposa, sem dúvida nenhuma. Por isso a bíblia diz que depois do homem casar, ele e a esposa tornam-se uma só carne. Homem que tem a mãe como prioridade, nunca terá um relacionamento saudável, cada uma delas tem o seu papel, quem tem que ter como prioridade a tua mãe, é o teu pai.

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.

A reciprocidade e o respeito mútuo são elementos fundamentais para um casamento saudável e forte. Além disso é importante para o homem em um casamento, eles valorizam uma parceira que os tratam como iguais, reconhecendo e valorizando suas opiniões, contribuições e individualidade.

Palavras-Chave: Glória, corpo, lugares celestes. Uma das quatro “Epístolas da prisão”, escritas por Paulo quando preso em Roma (60-62 d.C); Ef 6.21; Cl 4.7-9; Fm 10-12.

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

Timóteo

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).

20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Pensamento: Para maridos, há amor sacrificial no nosso propósito, e propósito no nosso sacrifício. Nós deixamos o nosso “eu” do lado para amar nossas esposas. Jesus é nosso exemplo, e Ele deixou tudo.

Continuar lendo Que fala em Efésios 6?