O que farei eu por todos os benefícios que o SENHOR tem feito?

Perguntado por: osales . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” (Salmos 116:12). Quanto Deus já nos tem dado! A vida, a saúde, o sustento, e, em Cristo Jesus, ele nos deu a salvação. Diante de tudo o que Deus tem nos dado, o salmista pergunta: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?

Salmo 75. "A ti, ó Deus, glorificamos, a ti damos louvor, pois o teu nome está perto, as tuas maravilhas o declaram. Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente. A terra e todos os seus moradores estão dissolvidos, mas eu fortaleci as suas colunas (Selá).

No Salmos 116, o Salmista oferece a Deus uma bela oração de gratidão. O Senhor lhe concedeu muitos livramentos, sua vida teria sido tirada caso não houvesse intervenção.

Quem sou eu e quem é o meu povo, para te podermos oferecer todas estas coisas? Pois é de ti que tudo vem e nada te poderíamos oferecer, se não nos viesse das tuas mãos.

O homem que reconhece a existência de Deus, é movido muitas vezes por um sentimento de retribuição em relação a Ele, isto é, a pessoa que tem a sensibilidade de reconhecer os benefícios do Senhor em sua vida, sempre busca fazer alguma coisa para agradá-Lo, como uma forma de “pagamento” pelo que tem recebido.

rei Ezequias, rei de Judá. Esse homem piedoso enfrentou dois graves problemas. na vida.

1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa.

O “copo da salvação” significa o cálice pelo qual seu senso da grandiosidade da salvação poderia ser expresso – o cálice de ação de graças. Compare com as notas em 1Coríntios 10:16. A referência parece ser a um costume nos festivais de beber um cálice de vinho como uma expressão específica de gratidão ou compromisso.

Salmo 149 - Fortificar o elo da fé
Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Isso significa que para Deus a morte de um fiel é algo que custa muito. A tradução de Toombs, por exemplo, capta bem a ideia: “O SENHOR não é indiferente ao fato de seus fiéis serem ou não mortos”. Numa tradução bem contemporânea, poderíamos dizer que para o SENHOR a morte de seus fiéis “não passa em branco”.

esse era um dos versos bíblicos preferidos da minha mãe guardar. no coração significa que ter guardar a memória meditar conservar conservar as palavras de deus os. mandamentos do senhor para que diante de uma tentação.

O salmo propõe uma relação espiritual “carinhosa” no louvor para com o Deus de Israel; fornece explicitamente as motivações deste elogio que se fundamenta na anamnese da misericórdia divina para com o homem; assim como na recordação da fidelidade à aliança de Javé com o Antigo Israel.

A Bíblia nos ensina a amar e servir ao próximo
“Sedes uns para com os outros benignos [e] misericordiosos.” “Porém o maior dentre vós será vosso servo.” “Assim como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos.”

5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

11 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.

O Salmo 12 é um salmo de lamentação que se concentra no poder maligno das palavras dos pecadores. O salmista mostra o quanto os ímpios podem causar o mal com sua boca perversa, mas garante que o poder das palavras puras de Deus pode salvar.