O que faz a Polícia Militar ambiental?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A Polícia Militar Ambiental (PMA) é o órgão responsável pelo planejamento e execução do policiamento ostensivo ambiental, educação ambiental e da polícia administrativa do meio ambiente com o principal objetivo de proteger o meio ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul.

Entre os diferentes tipos e funções da instituição, encontra-se a Polícia Militar Ambiental, que, desde 1949, presta um serviço tão importante à sociedade, ao cuidar de riquezas que, muitas vezes, esquecemos: o meio ambiente, a fauna e flora que nele habitam.

planejar, coordenar, monitorar e orientar a aplicação de normas e políticas, a execução de planos, programas, projetos e ações relacionados à proteção e à recuperação dos recursos naturais, ao uso sustentável e à conservação da biodiversidade. expedir autorizações relativas à fauna silvestre.

Como e quando posso acionar? Sempre que presenciar um crime ambiental, veja abaixo o que são crimes ambientais. Acione o Policiamento Ambiental por um de nossos canais de denúncia.

Entre eles os órgãos de execução federais, IBAMA e ICMBio; os órgãos seccionais, em âmbito estadual; e os órgãos locais, a nível municipal.

Para ingressar nesta área, é necessário realizar concurso de soldado da Polícia Militar, após a formação e o estágio probatório, o soldado poderá indicar ao departamento de Recursos Humanos (RH) seu interesse em atuar no comando ambiental. Desta forma, quando houver alguma vaga disponível ele será chamado.

Como se tornar um Agente de defesa ambiental ? Para exercer o cargo é necessário ser aprovado no concurso público. No geral, não existe a exigência do ensino superior. Porém, em alguns concursos de salário mais elevados pode ser necessário a graduação em áreas correlatas.

Pelo celular: Aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android e IOS. Por telefone: Contate a unidade do Policiamento Ambiental mais próxima. Consulte os telefones aqui. ATENÇÃO: em caso de emergência, ligue no número 190, da Polícia Militar.

Você vai fiscalizar e orientar atividades diversas para que se enquadrem nas normas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Para isso realizará vistorias, inspeções e análises técnicas, baseando-se na legislação ambiental e sanitária.

18 anos

Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse, não sendo expressa a exigência de idade máxima.

Como denunciar
As denúncias podem ser feitas ao Instituto Água e Terra (IAT) ou ao Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, da Polícia Militar do Paraná. No IAT, a denúncia deve ser feita para o serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco .

A Competência da Justiça Federal para processamento e julgamento de crimes ambientais. A preservação e proteção do meio ambiente é matéria de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme preceitua os incisos VI e VII do art. 23 da Constituição Federal.

O Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde - BPAmb, tem como finalidade o coibir e dissuadir ações que representem ameaças ou depredações da natureza.

Infração ambiental, nos termos em que a define o Decreto Federal nº 6.514/08, é toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

ATENÇÃO. A DEPA permite o registro de Denúncias de crimes contra animais. O registro de um boletim de ocorrência deve ser feito na unidade policial mais próxima.

  • Ibama.
  • Crime Ambiental.
  • Meio Ambiente.
  • Poder Legislativo.
  • CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear)
  • Cetesb Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de Sao Paulo.

Matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente; pescar em período ou local que a pesca seja proibida; Exercer a pesca sem prévio cadastro, inscrição, autorização, licença, permissão ...

Advogado especializado e dedicado exclusivamente a área do Direito Ambiental. O auto de infração ambiental pode ser lavrado ou aplicado por qualquer servidor de órgão ambiental pertencente ao SISNAMA, expressamente designado para a atividade de fiscalização ambiental.

Grande parte das oportunidades oferecidas no concurso do Ibama exigem que os candidatos tenham diploma no ensino superior. As áreas de maior destaque são para os indivíduos formados em Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, dentre outras.

1) Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc. 2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

A remuneração do concurso IBAMA é composta pelo vencimento básico, gratificação de desempenho e auxílio alimentação. O valor pode ultrapassar R$ 8,5 mil.