O que faz mal para os pulmões?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Alimentos processados como batatas fritas são embalados com sal e gordura saturada, altamente nocivos para a saúde pulmonar. O álcool não é bom para os pulmões, principalmente a cerveja. O gás pode causar inchaço, aperto no peito e até ataques de asma.

Ao penetrar no organismo, substâncias como a poeira, gases, vapores e fumaça podem causar problemas respiratórios, como a enfisema pulmonar, por exemplo. Desse modo, é importante evitar lugares com grande poluição e, quando não for possível evitá-los, realizar uso de equipamentos de proteção adequados.

Além do cigarro, o grande vilão do pulmão é a poluição, conforme explica o pneumologista José Rodrigues Pereira, do hospital BP Mirante.

Falta de ar e dificuldade em respirar são claros indícios de que o pulmão pode estar comprometido. Quando algo não vai bem, o processo respiratório demonstra alterações, tornando-se fraco, lento e ofegante. Essas características podem ser detectadas em diferentes doenças que afetam o sistema respiratório.

Exercícios de respiração: 4 maneiras simples de fortalecer a saúde pulmonar

  1. 1 — Movimentação dos braços. “Inspire o ar abrindo e elevando os braços para o lado e expire fechando-os em direção à lateral das pernas. ...
  2. 2 — Inclinação do tronco. ...
  3. 3 — Para repetir durante o dia. ...
  4. 4 — Brincadeiras funcionais para as crianças.

Ter uma dieta equilibrada fortalece os pulmões e alimentos ricos em antioxidantes são particularmente benéficos, pois aumentam a capacidade pulmonar e melhoram a respiração. Mirtilo, brócolis, espinafre, uva, batata-doce, chá verde e peixe são excelentes fontes de antioxidantes.

Evite exposição a poeiras e fumos. Se fuma, pare e tente não inalar o fumo. Mantenha-se tão activo quanto possível, e faça exercício dentro dos seus limites.

Maçã é um dos melhores alimentos para o pulmão
Resumidamente, a pesquisa comprovou que as propriedades da maçã podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação nos pulmões.

Rica em potássio, fibra e vitamina C, a banana é uma potência da nutrição e pode ser benéfica quando se trata de saúde pulmonar. Assim, estudos mostram que o potássio encontrado na fruta ajuda os pulmões a contrair e expandir, o que pode prevenir problemas respiratórios. Laranjas, tangerinas e limões.

Frutas cítricas: Goiaba, laranja, acerola, tangerina... Todas as frutas ricas em vitamina C turbinam a imunidade e previnem gripe, resfriado e infecção das vias respiratórias. Coma ao menos uma por dia. Linhaça: Atua como emoliente sobre as mucosas, aliviando sintomas de problemas respiratórios.

Amoras: seu alto teor de vitamina C e antioxidantes fortalece o sistema imunológico, protege os pulmões e tem efeito anti-inflamatório. Suco de mirtilo (ou cranberry) As frutas vermelhas contêm poderosos antioxidantes capazes de reduzir o estresse oxidativo ao qual o trato respiratório é submetido diariamente.

Laranja: como a maioria das frutas cítricas, sua importante contribuição em vitamina C favorece o sistema imunológico e esvazia os pulmões.

5 plantas boas para os pulmões

  • O tomilho.
  • A picea.
  • O chá verde.
  • O eucalipto.
  • O gengibre.

Fatores que podem causar doenças respiratórias
Especialistas do Hospital do Coração de São Paulo explicam que pessoas mais sedentárias, que dormem pouco e se alimentam mal, por exemplo, prejudicam a resposta de defesa do organismo, abrindo espaço para que doenças respiratórias se instalem.

Hipolabor ensina: 8 dicas para prevenir as doenças respiratórias

  1. Tome bastante líquido. Manter a hidratação do corpo é indicação de todo médico. ...
  2. Respire ar puro. ...
  3. Evite os ácaros. ...
  4. Respire pelo nariz. ...
  5. Lave sempre as mãos. ...
  6. Não se esqueça da vacinação. ...
  7. Evite aglomerações. ...
  8. Adote uma dieta saudável.

falta de ar; chiados no peito; dor no peito; sensação de peito pesado.