O que faz o avião virar?

Perguntado por: snogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Um deles é o pedal, que ajuda o avião a virar de duas maneiras: direcionando ou freando as rodas. O outro é o " nose wheel tiller" (leme da roda do nariz), que consiste em um volante, só que apenas para o trem de pouso do nariz da aeronave.

Quando o avião se aproxima da pista, o piloto ainda ergue o nariz da aeronave. Depois de as rodas tocarem o solo, o reverso do motor muda a direção do ar. Com isso, a força passa a ser exercida na direção oposta ao deslocamento.

O avião voa por causa do formato das asas e de outras partes, como turbinas e pás, que geram impulsos. Além disso, os caminhos que o ar percorre por todo o comprimento do avião geram diferenças de pressão que permitem o vôo.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Ao passar pela camada de nuvens mais próxima da superfície, começa um dos momentos mais perigosos de um voo.

O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião.

Para um avião se manter no ar, é necessário que haja uma força sustentadora, gerada pela velocidade do ar sobre as asas. Essa força é contrabalanceada pelo peso da aeronave. No entanto, para que um avião pare no ar, seria necessário anular completamente essa força sustentadora, o que desafiaria as leis da física.

Para controlar sua posição e sustentação durante o voo, os aviões precisam de velocidade, de altitude e de alguns ângulos, principalmente o de ataque. Essa angulação, até certo limite, proporciona mais sustentação e pode ser observada em aeronaves cujo nariz está “apontado” para cima.

Uso dos freios aerodinâmicos
Uma das formas pelas quais os aviões conseguem frear no ar é por meio do uso de freios aerodinâmicos, também conhecidos como spoilers. Esses dispositivos são acionados pelos pilotos para aumentar o arrasto e reduzir a velocidade da aeronave.

Se piloto é uma denominação genérica, comandante é o principal responsável por um voo.

Waze aéreo
Com o avanço da tecnologia, praticamente todo avião conta com instrumentos modernos de navegação que auxiliam na orientação no espaço aéreo. Essas ferramentas lembram muito o funcionamento do aplicativo Waze, porém, com a diferença de que aqui não existem ruas, mas sim o próprio espaço aéreo.

Para que o avião vença seu próprio peso e se mantenha no ar, ele precisa de asas especais. Elas têm a parte de cima curvada e a de baixo, reta. Com isso, o ar corre mais depressa por cima da asa do que por baixo dela, o que mantém a aeronave lá no céu, entre as nuvens.

De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).

0,000017%

O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.

20 horas

Tempo máximo de voo de uma aeronave comercial
Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

Além do seu corpo se movimentar e bater em tudo o que está à frente, o mesmo ocorre com seus órgãos. Há uma desaceleração muito intensa e esses órgãos acabam colidindo com a parede abdominal ou, no caso do cérebro, com o crânio, que é o tipo [de lesão] mais comum", explica o especialista.

Portanto, estatisticamente, a fase de voo mais perigosa é a Aproximação Final/Pouso.

Na verdade, não é mais perigoso viajar de avião à noite do que é de dia. ... Como tal, numa viagem de avião, de dia ou de noite, os pilotos só usam a sua visão para decolar e para pousar o avião.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

porque está muito longe, o que nos possibilita ver bastante longe também. Como nosso campo é grande, ele demora para desaparecer e assim. parece que está lento.

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.

Para os aviões mais comuns, como um Boeing 737, a velocidade necessária para decolar normalmente varia entre 250 e 290 km/h (150-180 mph, 130-155 nós).