O que faz o músculo crescer mais rápido?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

"Ganho de massa muscular acontece por meio do combo exercício + alimentação adequada e balanceada. O ideal é seguir a prática de exercício regular e musculação (sempre com orientação de um profissional educador físico) e uma alimentação adequada com um nutricionista”.

Para crescer, o músculo precisa de sobrecarga. Os estímulos que provocam sobrecarga são: aumento da carga do exercício, duração aumentada (com séries adicionais) ou uma combinação das duas.

Panturrilhas. As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver. Por este motivo que figura no topo de nossa lista, como grupo mais complicado de melhorar. Diferente de músculos da parte superior do corpo, esconder panturrilhas mal desenvolvidas é ligeiramente fácil.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Não há necessidade de sentir dor para que os músculos hipertrofiem.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.

Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Quais são possíveis causas
As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

O Ideal é entre 24 e 48 horas, para que haja um crescimento muscular adequado.

Quais são os riscos ao treinar o mesmo músculo todos os dias? Pode ocorrer lesões devido à sobrecarga muscular; Atrapalha o processo de hipertrofia; Sobrecarga em articulações e tendões.

Todas as vitaminas oferecem benefícios para praticantes de atividades físicas. No entanto, as vitaminas do complexo B e a vitamina E se destacam por contribuírem de forma eficaz no ganho de massa muscular, objetivo de muitos atletas.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

No geral, a dieta para engrossar as pernas envolve uma ingestão elevada de proteínas, carboidratos de boa qualidade, gorduras “boas”, vitaminas e minerais. Em termos de proteínas, temos diferentes possibilidades.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  1. Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  2. Batata-doce. ...
  3. Grãos integrais. ...
  4. Pão integral. ...
  5. Suco de frutas.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Já o ovo é uma excelente fonte de proteínas e, por isso, ajuda no aumento da massa muscular e na recuperação após o exercício físico.