Qual músculo é mais difícil de crescer?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

Por mais que o treino de força seja importante para crescer, o tecido muscular necessita de proteína para se formar. Se você não ingere proteínas o suficiente na sua dieta, seus músculos pararão de crescer – e podem até diminuir.

Você pode estar exagerando no estímulo. Costumo dizer que temos que realizar o treinamento ideal, e não o mais volumoso ou mais longo — o que significa que uma coisa nem sempre está ligada a outra. É simples entender que pouco estímulo gera resultados abaixo do ideal.

O maior músculo do corpo é o glúteo máximo, o bumbum. Nossas nádegas são responsáveis por manter o torso ereto e são poderosas o suficiente para permitir nossos mais altos pulos e mais rápidas corridas.

Saber quanto tempo treinar por dia não é nenhum mistério. A recomendação geral é que você pratique de 3 a 5 vezes, durante pelo menos 150 minutos por semana, com intensidade moderada. Ou de 30 a 60 minutos de exercícios por semana em alta intensidade.

Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia
Durante o repouso, o músculo começa a se regenerar, formando fibras cada vez mais fortes, como forma de preparação para novos desgastes. É a partir daí que os músculos começam a crescer.

Não há necessidade de sentir dor para que os músculos hipertrofiem.

Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.

As pessoas com boa ativação gênica geralmente pertencem ao biótipo conhecido como mesomorfo, que são as pessoas com ossatura pesada e boa massa muscular mesmo sem realizar exercícios. As pessoas com mínima ativação gênica geralmente são ectomorfas: ossatura leve e pequena massa muscular por natureza.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Só que o tríceps compreende dois terços da parte superior do braço. Ele tem quase o dobro do tamanho do bíceps. Logo, é evidente que, para ter um braço de respeito, você precisa se dedicar a esse músculo!

Para crescer seu tríceps o segredo está na execução. Muitos acham que para evoluir esse músculo é preciso utilizar cargas excessivas nos exercícios, mas sem uma execução adequada, isto de nada irá adiantar.

Você não está trabalhando todos os músculos
De acordo com o profissional de educação física e o personal trainer Caio Franco, quando você treina para definir o corpo, a região inteira é exigida (nesse caso, os membros superiores). “Por isso, é preciso trabalhar todos os músculos”, ele explica.

As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver. Por este motivo que figura no topo de nossa lista, como grupo mais complicado de melhorar. Diferente de músculos da parte superior do corpo, esconder panturrilhas mal desenvolvidas é ligeiramente fácil.

Tríceps braquial
Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados.

É o isso lacrimal. Localiza-se na parte medial da órbita. É o menor e mais frágil isso da face.

Há pessoas cujo ritmo de treino ideal é treinar 2 dias descansar 1. Para outros, o melhor é treinar 3 descansar 1. Outros ainda se dão bem treinando 4 vezes seguidas e descansando 2 dias. Os mais experientes (com mais de 5 anos de academia) são capazes de treinar 5 dias e descansar 2.

Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias atrapalha o processo de reconstrução das fibras, que acontece durante o descanso do nosso corpo. Além disso, o excesso de treino, ou overtraining, pode causar fadiga muscular, lesões sérias e até mesmo problemas nas articulações.