O que faz o queijo incha?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

O estufamento ou inchaço nos queijos se dá em função da produção de gás no interior que ao bater com os dedos na casca produz um som oco bem característico. Ao corte, observa-se uma massa rendada repleta de pequenos olhos arredondados ou irregulares. O sabor e o aroma também ficam alterados.

Se o coalho for adicionado em excesso, o efeito residual da enzima causará o acúmulo dos peptídeos amargos. O uso de coagulantes de baixa especificidade e termorresistentes não são recomendados para queijos de maturação média ou longa.

Problema: O queijo ficou com textura semelhante a borracha:

  1. Causa: excesso de coalho; alta temperatura durante o processo de dar o ponto da massa para prensar (a nata sai com o soro),
  2. Correção: Verifique quantidade de coalho e fique atento com a temperatura de aquecimento da massa.

O estufamento precoce é o maior pesadelo dos queijeiros. Ocorre quando há uma forte produção de gás no interior do queijo que, no linguajar das queijarias, fica "batendo"; ao se bater com os dedos na casca do queijo este produz um "som oco" bem característico.

A temperatura do leite deve estar entre 32 ºC e 34 °C, que é a faixa de temperatura ótima para a atuação do coalho.

O estufamento precoce é indicativo de deficiência sanitária. Não se deve consumir queijos estufados (inchados)!

Além da acidez, a exposição do queijo a ambientes secos, falhas no momento da enformagem e da prensagem e temperatura muito elevada na pasteurização são fatores que contribuem para formação das rachaduras.

O queijo, quando dentro de sua embalagem, inicia um processo de acidificação, que pode ser por ação do fermento lácteo ou de outras bactérias. Essa reação o torna mais desmineralizado e poroso, contribuindo para a liberação natural de soro.

Ele acontece quando há uma produção muito forte de gás no interior do queijo. O resultado disso é um queijo com som oco, por isso ele também é muito conhecido como queijo que fica “batendo”.

O leite de saquinho já vem pasteurizado, portanto não é necessário fervê-lo. Caso contrário, poderá afetar o processo de coalho e, consequentemente, a fabricação do queijo. Ao invés de ferver o leite, submeta-o à temperatura de 32°C (no micro-ondas), para que o coalho possa agir normalmente.

Às vezes é bem crocante, às vezes meio borrachudo. O som do queijo, nesse caso, tem explicação científica: o pedaço vibra quando você crava seus dentes nele, graças à natureza porosa da coalhada com que foi feito e do ar que fica preso dentro dessa coalhada.

O local precisa ser fresco e arejado, mas sem exposição direta ao vento. Vire o queijo diariamente. O processo de cura precisa acontecer por igual. Se for necessário, pode ser lavado a cada 2 ou 3 dias, para retirada de gorduras ou leveduras de mofos.

#dicas de como afinar o queijo em casa:
Coloque-o na caixinha de maturação (ou tuperware), deixando-o na parte mais baixa da geladeira; Acompanhe o desenvolvimento da peça pelo menos uma vez por dia. Controle o desenvolvimento natural do mofo e procure sempre manter a vasilha seca.

Maturar ou afinar um queijo é basicamente esperar que ele perca a umidade, aos poucos. Por quanto tempo? Depende do queijo e do sabor, pois, em regra geral, quanto mais maduro, mais intenso o sabor.

Os aspectos técnicos que explicam a separação da gordura, são: Teor de gordura do leite muito alto (acima de 3%); Tempo de armazenamento muito prolongado, queijo no final da validade; Temperaturas de armazenamento muito altas (acima de 10 ºC);