Porque o corticoide incha o rosto?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

O Dr. Rodrigo Santucci, diretor médico do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, aponta que esse inchaço acontece porque o corticoide ajuda a reter líquido e sódio.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr.

“Seu uso indevido pode causar: surgimento de espinhas, afinamento da pele, aparecimento de pelos grossos e pigmentados no rosto, surgimento de estrias grossas e vermelhas de difícil tratamento e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos, chamados de teleangiectasias”.

Prednisona pode engordar devido à retenção de líquidos e sal. Além disso, por ser tratar de um corticoide, a prednisona pode aumentar o apetite, o que contribui ainda mais para o ganho de peso. O inchaço ocorre pela retenção de sódio, que provoca a retenção de água no corpo.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

“O corticoide, dependendo do tempo de uso, dose e via de administração, pode trazer como efeito colateral retenção de sódio e água, resultando em edema. Além disso, pode resultar em ganho de peso e acumulo de gordura na região do tronco, na face e retrocervical.

Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal
A administração de glicocorticoide exógeno pode ser capaz de suprimir o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Dessa forma, a cessação abrupta do tratamento com corticoides ou com desmame muito rápido pode levar a sinais/sintomas referentes à insuficiência adrenal.

Se você busca saber como eliminar corticoide do corpo, saiba que é possível minimizar os impactos indesejáveis desse tipo de medicamento. O Doutor Frozi orienta os pacientes a realizar uma bateria de exames, antes de iniciar uma atividade física, acompanhada por dieta com restrição de sal.

O corticóide, sempre que usado em doses mais altas e acima do período de 5 dias, deve ser reduzido de maneira gradual, para evitar novos problemas pela suspensão abrupta. Resposta à sua pergunta: o inchaço pode levar até cerca de 30 dias para desaparecer após a última dose.

A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.

O risco de infecção surge naqueles que tomam o equivalente a 10 mg por dia ou mais de prednisona por vários dias. Este risco torna-se muito elevado com doses acima de 40 mg por dia ou quando obtém-se uma dose acumulada de 700 mg de prednisona ao longo de todo o tratamento.

Por que corticoide pode fazer mal? Porque pode causar uma série de alterações no organismo quando em excesso: diabetes, obesidade na região central do corpo, fraqueza muscular, atrofia da pele, aumento da pressão arterial, alteração psiquiátrica, entre outras.

Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a tomada da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia. Essa prática aumenta a eficácia da droga e interfere menos com ciclo natural do cortisol.

Não! Corticóides não clareiam manchas. Pelo contrario, o uso prolongado pode facilitaqr o aparecimento das mesmas.

É normal que ao interromper o uso você sinta que está emagrecendo. Precisa ficar atenta para verificar se o emagrecimento é pela retirada do corticoide ou por atividade da doença na ausência do tratamento.

Para evitar ganho de gordura, devemos ter cautela na alimentação. Lactose e glúten não tem relação direta com ganho de peso, e a dieta pode ser saudável mas hipercalórica. É necessário comer poucas calorias e, se possível, acompanhar com nutricionista.

Meu nome é Fabiana e há um ano exatamente fui diagnosticada com AR e isso me abalou, meu médico disse que teria que usar corticoide e isso me deixou super pra baixo! Sempre fui gordinha e fiquei super com medo do efeito colateral do corticoide.

O corticoide retém líquido e por isso aumenta a diurese.

A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.