O que faz um bebê de 1 mês?

Perguntado por: ahilario4 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

"Normalmente, quando o seu bebé tem uma boa sessão de amamentação, logo a seguir parece "bêbedo de leite". Fica descontraído e a sua linguagem corporal mostra que está saciado," diz Cathy. "Não se esqueça que as fraldas também são um bom indicador de que está a receber leite suficiente.

Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.

Segundo o pediatra Dr. David Geller, a maioria dos bebês começa a sorrir socialmente entre 6 e 12 semanas de idade. A princípio, esses sorrisos sociais serão raros e distantes entre si, mas aos 5 ou 6 meses de idade, muitos bebês dão sorrisos que iluminam os lugares e atraem estranhos no supermercado.

Fase 4: Angústia de separação, entre o mês 7 e 8
Talvez provavelmente esta seja a mais difícil entre as 7 fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda mais atenção. A angústia de separação é quando o pequeno se dá conta que os pais não são uma extensão de si e que começa a se perceber como indivíduo.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Dos 0 aos 3 meses
Bebês recém-nascidos dormem de 14 a 17 horas – isso em 24 horas! Porém, acordam com frequência durante o dia e a noite para que sejam alimentados. Para um bebê de 1 a 2 meses, o recomendado também é esse tempo de sono. Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia.

1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses. 2Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade.

É comum que já nos primeiros dias de vida as crianças comecem a sorrir, mas não se iluda: neste caso, é um reflexo involuntário e, muito provavelmente não seja para você. O que não quer dizer que isso não seja um bom sinal. Aliás, muito pelo contrário, significa que está tudo indo maravilhosamente bem.

O primeiro sorriso de verdade acontece entre um mês e três meses. Ele é um sinal importante de desenvolvimento do seu filho. Mostra que a visão melhorou e ele já consegue reconhecer o rosto da mãe.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.

O bebê, em geral, se cansa rápido das brincadeiras e, por isso, os pais precisam sempre pensar em formas diferentes de entretê-los. Haja criatividade!

Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo.