O que faz urinar à noite?

Perguntado por: abittencourt9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

A ingestão excessiva de líquidos é uma das causas comuns para a vontade de urinar à noite.

Então, as dicas a seguir podem ajudar a acalmar sua bexiga hiperativa: Contraia o assoalho pélvico: isso sinaliza para a bexiga parar de urinar. O músculo da bexiga então relaxará; Incline-se para a frente: Incline-se para a frente com a parte superior do corpo – semelhante a amarrar os sapatos.

Esse hábito pode ser sintoma de bexiga hiperativa, um problema que pode estar associado ao tamanho da bexiga - o normal é ela armazenar cerca de 400 ml, o que equivale a cerca de 4 idas ao banheiro.

Embora a micção seja uma forma de eliminar toxinas do organismo, urinar muito à noite é sinal de que o paciente pode estar com maus hábitos (como ingerir muitos líquidos próximo da hora de dormir), problemas no aparelho urinário, diabetes ou até mesmo distúrbios do sono.

A maneira mais eficaz de identificar alguma doença nos rins é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem de creatinina sanguínea é capaz de calcular a taxa de filtração sanguínea no órgão. O exame de creatinina é laboratorial e pode ser feito por dois métodos diferentes.

Fazer xixi muitas vezes por dia pode decorrer de uma grande ingestão de líquidos, mas pode ser também sinal de um problema chamado "bexiga hiperativa", um tipo de incontinência urinária, ou seja, a perda involuntária de urina, por vários motivos.

Alteração na urina
A incontinência e a vontade de urinar durante a madrugada são sinais de que algo não está bem. Urinas com mau cheiro, escuras ou pálidas demais também são sinais de alerta. Quando se sente dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia também é hora de ficar atento.

A desmopressina é uma intervenção eficaz para enurese noturna em crianças e famílias que desejam tratamento medicamentoso. Alarmes de enurese são a terapia mais eficaz a longo prazo e tem poucos efeitos adversos, mas não são muitos comuns no Brasil. Outros tratamentos medicamentosos podem ser usados a critérios médico.

Exercícios de Kegel
A melhor forma para realizar os exercícios é esvaziando a bexiga, fazendo xixi, e depois deitando de barriga para cima e fazer contrações 10 vezes seguidas, e depois descansar por 5 segundos.

De maneira geral, um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes, em um período de 24 horas. Nesse sentido, é considerado normal acordar no máximo 1 vez durante o sono para ir ao banheiro urinar. Então, caso a frequência seja maior do que isso, é indicado procurar ajuda especializada para investigar o que está acontecendo.

Acordou no meio da noite? Veja 8 truques para voltar a dormir rápido, segundo os gurus do sono

  1. Mantenha um diário do sono. ...
  2. Não force o sono. ...
  3. Não olhe para o relógio. ...
  4. Desligue seus dispositivos. ...
  5. Aceite seus pensamentos. ...
  6. Mantenha sua mente no presente. ...
  7. Relaxe os músculos. ...
  8. Levante-se.

Como mais água é eliminada na urina, a pessoa portadora de diabetes tem um pequeno nível de desidratação e acaba tendo muita sede e bebendo uma grande quantidade de água durante o dia e à noite. Noctúria: a pessoa costuma acordar muitas vezes para urinar durante à noite. Visão turva.

O que nós, urologistas, definimos como intervalo entre uma micção e outra é de 4 a 6 horas. Se você tem um intervalo muito mais frequente que este, precisa ver se impacta a sua qualidade de vida. Algumas pessoas podem ter vontade de fazer xixi maior que a média, mas que é compatível com a sua atividade.

Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.