Qual a doença que faz urinar muito?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

A bexiga hiperativa provoca aumento da frequência urinária e urgência para urinar, com ou sem perda de urina associada. A condição pode levar à incontinência urinária, quando ocorrem perdas involuntárias de urina, mesmo que em pouca quantidade.

Urinar várias vezes ao dia e/ou à noite, ter alguém na família com o problema, estar acima do peso e ter vida sedentária já são indícios para se pesquisar o diabetes.

No diabetes, um dos principais sintomas é a urina que fica mais adocicada ou mesmo com um odor semelhante ao do mel devido à presença de glicose na urina, na chamada glicosúria. Por isso, o exame de glicose urina, 24 horas acaba servindo para auxiliar o médico a diagnosticar o diabetes do paciente.

Também conhecida como glicosúria, a glicose na urina pode indicar a presença de problemas de saúde, como a diabetes e doenças renais. Normalmente, quando a glicose é identificada na urina pode indicar o excesso da mesma no sangue ou quando o rim não está conseguindo absorver a quantidade correta de glicose.

Por que fazer muito xixi tem a ver com queimar gordura?” E, realmente, não é uma relação muito intuitiva. Porém, isso acontece porque, quando você começa uma dieta low-carb, os seus níveis de insulina tendem a baixar. E os níveis mais baixos de insulina é que influenciam na sua vontade de urinar.

Em casos avançados do câncer na bexiga, pacientes podem manifestar sintomas como a impossibilidade de urinar, dor lombar, perda de apetite e consequentemente perda de peso, fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea.

Sintomas de infecção urinária

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

O quadro é marcado por tremores, suor frio e sensação de fraqueza. Transpiração excessiva, palpitações, náuseas, alterações de fala, visão turva e até desmaios são sintomas do seu agravamento.

O chá de funcho é perfeito para a incontinência urinária, já que tem propriedades diuréticas. Esse chá ajuda a conter a urina e a facilitar o ato de esvaziar a bexiga por completo.

A urina adocicada sugere presença de níveis elevados de glicose na urina. Isso ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão muito elevados. Não tem relação com a metformina, porém sugere que provavelmente seu Diabetes não esteja adequadamente controlado. É necessário uma avaliação médica.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

O sintoma mais comum de câncer de rim é a presença de sangue na urina, chamada de hematúria e também pode ser a causa de outras doeças. Por isso, procure seu médico ao notar sinal de sangue na urina. Os sintomas também podem incluir: Dor lombar, no abdômen ou dos lados do corpo.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

Fatores de Risco para Câncer de Bexiga

  1. Tabagismo. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de bexiga. ...
  2. Exposição ocupacional. Certos produtos químicos industriais têm sido associados ao câncer de bexiga. ...
  3. Medicamentos ou suplementos fitoterápicos. ...
  4. Arsênico. ...
  5. Baixo consumo de líquidos.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.