O que fazer para expelir o feto morto sem curetagem?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Uma das primeiras opções é tentar uma conduta expectante, ou seja, fazer com que o próprio corpo faça a expulsão do feto e do todo resíduo contido dentro do útero, mas sem ser necessária internação. Essa conduta pode durar até 30 dias.

Sem a curetagem, os restos placentários apodrecem no útero da mulher, ocasionando infecções gravíssimas, a retirada do útero e até a morte. Embora a curetagem, apesar de a maioria das mulheres desconhecer, não ser um procedimento inofensivo, ela é necessária em casos de abortos provocados.

Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente.

Como tomar a água inglesa? A recomendação geral, que normalmente vem na bula desse produto e é o recomendado por médicos, é que se tome 30ml do produto três vezes ao dia antes das refeições. Esse também é o procedimento usado nos casos de aborto e pós-parto, quando necessário.

Um bebê morto na barriga causa muita preocupação, mas pode ser ainda mais complicado tirar o bebê vivo antes da hora, prematuro. Existe a conduta de aguardar o quanto for possível, para chegar o mais próximo de 38 ou 39 semanas de gestação.

Conduta expectante: através de medicamentos, o corpo da mulher é estimulado a expelir o feto e todos os resíduos da gestação. Apesar de ser um método que não exige internação e é menos agressivo, necessita de acompanhamento rigoroso e pode afetar sobremaneira o psicológico da mãe; 2.

Quais são os sinais do aborto retido?

  • Sangramento vermelho vivo ou em cor marrom;
  • Dor pélvica;
  • Desaparecimento dos sintomas gestacionais (náuseas, vômitos, frequência urinária elevada);
  • Ausência de crescimento no volume uterino e da barriga.

O procedimento é realizado com a raspagem do endométrio, que recobre a cavidade uterina e onde o embrião fixa-se, com auxílio de um instrumento semelhante a uma colher, chamado cureta.

A curetagem após aborto foi a cirurgia mais realizada no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 1995 e 2007, segundo levantamento do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo. Com base em dados do Ministério da Saúde, os pesquisadores analisaram mais de 32 milhões de procedimentos nesse período.

A curetagem uterina pode ser feita numa clínica ou hospital, através da introdução de uma cureta, um instrumento cirúrgico, pela vagina e com ela é feita uma raspagem das paredes do útero. Outra forma de curetagem é a introdução de uma cânula de aspiração que é um mecanismo de vácuo, que suga todo conteúdo uterino.

A água inglesa é um fitoterápico natural indicado para mulheres que desejam limpar o útero em casos de aborto ou desintoxicar o organismo, principalmente para quem usou anticoncepcionais por muitos anos. Também é indicada em casos de endometriose, infecções uterinas e mulheres que usaram indutores de ovulação.

Methergin® é utilizado na obstetrícia:
Para tratar a involução incompleta do útero (útero dilatado devido ao muco, sangue e restos de tecido que não podem ser eliminados), loquiometria e sangramento pós-parto.

Entre as contraindicações, estão a gravidez. A professora diz haver uma referência a possível contração do útero com o uso do extrato. “Algumas plantas medicinais que constituem essa água podem provocar contrações uterinas, induzir o parto prematuro ou causar o aborto”, completa Dra.

Há concepção, mas não embrião
“Tecnicamente, você concebeu, e é por isso que um teste de gravidez pode dar um resultado positivo. Mas, se nenhum sinal de embrião aparecer em um segundo ultrassom, em uma data posterior, então, você provavelmente experimentou uma gravidez química”, afirma o médico.

Algumas vezes a curetagem uterina pode ser feita em caráter ambulatorial, no consultório do ginecologista, mas pode também necessitar de internação em hospital, geralmente com a paciente tendo alta no mesmo dia, algumas horas após o procedimento.

A curetagem é simples, e dependendo do estado de saúde de cada paciente a alta do hospital pode ser dentro de 12 a 24 horas. O material coletado na curetagem será levado a análise para saber os motivos do aborto (análise anatomopalógica).

Existem dois métodos de curetagem. A tradicional é feita com uma colher utilizada para raspar o interior do útero. A segunda opção é uma aspiração intrauterina que suga os restos da placenta. Esse método é mais moderno e há menos chances de lesar o útero e o endométrio.

Beba preferencialmente antes das principais refeições. Esta garrafada para engravidar pode sim ajudar com problemas do sistema reprodutivo. Ela pode ajudar a reduzir problemas que possam existir, como inflamação, miomas, ovários policísticos e microcistos.

O ideal é que o homem e a mulher sigam o programa alimentar. Na fase de limpeza do organismo, a dieta é bastante restritiva. Em geral, é feita por 15, 21 ou 30 dias, no máximo. No café da manhã, pode-se ingerir um copo de suco desintoxicante (feito com couve, maçã e gengibre) e uma tapioca com pasta de grão-de-bico.

Água Inglesa Catarinense é contra-indicado para pessoas com inflamação aguda quando acompanhada de febre ou rosto vermelho e congestionado. Também é contra-indicado para pessoas com irritação nervosa, irritação vascular ou hemorragia ativa; para pessoas com úlceras estomacais ou intestinais, disenteria amebiana.