Como se chama o feto que nasce morto?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Natimorto é a morte de um feto após 20 semanas de gravidez. Um natimorto pode ser causado por um problema na mulher, na placenta ou no feto. O médico faz exames de sangue para tentar identificar a causa de um natimorto.

Nascituro: é o ser humano que está no ventre materno, ou seja, aquele que irá nascer. Natimorto: é o feto que morreu no útero da mãe ou durante o trabalho de parto. Apesar das diferenças, as duas situações garantem direitos aos fetos.

O nome do natimorto é um direito humanitário.
2020. BRASIL. Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. Dispõe sobre os registros públicos, e dá outras providências., Brasília, DF.

Óbito embrionário: o embrião está presente, mas parou de se desenvolver. Gravidez molar: ocorre quando um conjunto extra de cromossomos paternos ou maternos em um ovo fertilizado.

Rotineiramente os fetos com menos de 500 gramas, são encaminhados para anátomo-patológicos ou estudo cito- -genético, ficando no laboratório por 21 dias e posterior- mente descartados, como lixo hospitalar.

O bebê arco-íris é aquele que nasce após uma ou mais gestações sem sucesso. Algumas delas marcadas por mortes prematuras, abortos prematuros ou ainda situações complexas onde é preciso optar pela vida do feto ou da mãe. Dessa forma, a chegada de um recém-nascido cheio de saúde, é um momento de alegria extrema.

Causas de natimorto
Um natimorto pode ser causado por um problema na mulher, na placenta ou no feto. Às vezes, a causa de o bebê ser natimorto é desconhecida. Problemas com a placenta também podem causar a morte do feto.

natimorto, que, embora concebido não nasceu com vida. Assim, o natimorto titulariza, regularmente, os direitos da personalidade, como o direito à imagem e ao nome”. O direito geral de personalidade.

ÓBITO FETAL, MORTE FETAL OU PERDA FETAL
É a morte de um produto de concepção antes da expulsão do corpo da mãe, independente da duração da gravidez. A morte do feto é caracterizada pela inexistência, depois da separação, de qualquer sinal descrito para o nascido vivo”.

No caso de natimorto haverá apenas uma certidão, uma específica, que precisa ser elaborada em até 15 dias. Quem vai atestar se nasceu com vida ou não é o médico responsável em acompanhar a mãe, que pode ser acompanhado por duas testemunhas que presenciaram e verificaram o falecimento (caso ele não esteja no local).

O nascimento da criança morta, assim como todo óbito deve ser registrado no Registro Civil do local onde houver ocorrido o falecimento, sendo gratuito o registro e primeira via da certidão.

O registro do natimorto está prevista no artigo 53 da Lei nº 6.015/73. É importante que se compreenda a diferenciação entre natimorto (óbito fetal) e a morte ocorrida logo após ao parto. No caso de óbito fetal, será feito apenas um registro: o de natimorto.

Natimorto ou aborto
Em casos de aborto, a lei trabalhista para gestantes dá direito a apenas 14 dias de afastamento. Já em caso de natimorto, o que pode acontecer a partir da vigésima terceira semana de gravidez, a empregada terá direito ao benefício de forma integral.

Pode ser classificado em: Óbito Neonatal – óbito ocorrido em crianças menores de 28 dias; Óbito Infantil Tardio ou Pós- Neonatal – óbito ocorrido em crianças com mais de 28 dias e com menos de 1 ano de idade. (Ministério da Saúde – Terminologia).

O óbito fetal é definido como a morte do feto antes da completa expulsão ou extração do produto conceptual a partir de 22 semanas completas de gestação (Ministério da Saúde). Antes disso, se o feto morre considera-se que houve um aborto espontâneo.

A curetagem é um procedimento realizado pelo ginecologista, em que se faz uma limpeza do útero através de raspagem da parede do útero e a aspiração manual intra-uterina consiste na aspiração do interior do útero com uma espécie de seringa, para eliminar o embrião morto e restos de um aborto incompleto.

Pode ser arriscado. Mas o fato de ter maior risco não supera as chances de dar certo. Se não tentar, Não terá mais filhos. Procure um especialista em gestação de alto risco e faça um acompanhamento desde antes da próxima gravidez.

Bebê nasce de mãe morta e sobrevive a 20 minutos sem oxigênio.

Tudo que eu puder fazer para ver a sua felicidade eu colocarei como prioridade em minha vida. Não tenho dúvidas de que você é e sempre será a minha melhor escolha para o futuro, meu bebê arco-íris. Estarei com você em todas as conquistas, medos e felicidades. Porque quero acompanhar toda a sua trajetória.

Ao passo que o parto de natimorto garante a percepção de salário-maternidade de cento e vinte dias, conforme estabelece o inciso I do art. 358 da IN nº 128 de 2022 do PRES/INSS e a consequente estabilidade do vínculo empregatício até cinco meses após o parto nos termos do art.

No caso de natimorto (quando a perda do bebê ocorre após a vigésima terceira semana de gestação ou durante o parto), a servidora também tem direito de se afastar do trabalho pelo período de 180 dias.