O que fazer para gabaritar o Enem?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Dicas para o Enem: 10 Macetes para você gabaritar a Prova

  1. A nota do Enem. ...
  2. “Chuto ou deixo em branco?” ...
  3. Interpretação de textos na escolha da alternativa correta. ...
  4. Elimine alternativas sem sentido. ...
  5. Alternativas redundantes. ...
  6. Repetição de informações. ...
  7. Alternativa com mais informações. ...
  8. Como manter a calma.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
É o modelo adotado por exames e processos seletivos no mundo inteiro. Vamos entender melhor o porquê de não ser possível tirar zero nas provas objetivas do Enem. O objetivo da TRI é medir o grau de conhecimento do estudante a partir de uma escala de proficiência.

Os professores ouvidos pelo G1 reforçam que os candidatos nunca devem deixar o gabarito em branco. A TRI não tira pontos de quem chuta a resposta - apenas dá uma pontuação menor para o acerto “na sorte”. “O aluno com desempenho incoerente, que errou as fáceis e acertou as difíceis, vai ganhar menos pontos.

Qual a nota máxima do Enem?

Área de conhecimentoMenor notaMaior nota
Ciências da Natureza e suas Tecnologias307,6867,1
Ciências Humanas e suas Tecnologias311,6846,9
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias295,2826,1
Matemática e suas Tecnologias310,4953,1

Lembrando que o Enem 2022 tem um total de 90 questões em cada dia de prova, totalizando 180 questões. Ou seja, você deve acertar algo em torno de 62% da prova para ter um total de 700 pontos.

Um participante que conseguiu uma nota de 758,5 anotou corretamente mais itens entre os mais fáceis (19 das 22). Já outro candidato que, também com 22 acertos, foi melhor em itens mais difíceis teve nota bem inferior: 589,5 pontos. Esse fenômeno é mais comum entre os candidatos com poucos acertos em cada prova.

Nessa prova, os estudantes com 10 acertos atingiram notas de 300 a 450. Já os que obtiveram êxito em 15 questões conquistaram um resultado que variou de 400 a 500 pontos. O candidato que gabaritou todos os 45 itens conseguiu a nota 867,2.

"As questões mais fáceis do Enem costumam apresentar uma aparência mais tradicional, mais curtas e diretas. Questões sobre propriedades da matéria e separação de misturas, interações moleculares e identificação de grupos funcionais em cadeias orgânicas, geralmente são mais simples e objetivas", explica Danylla Teles.

O Enem tem 180 questões objetivas, sendo 90 em cada dia. São 45 itens para cada área de conhecimento. Cada questão tem uma pergunta com cinco alternativas, sendo apenas uma verdadeira.

Prova de química
Em química, a questão 106 se destacou por ser uma das mais difíceis, de acordo com o professor do Oficina do Estudante Marcos César Formis.

Existem cursos em que os candidatos puderam entrar com a nota mais baixa permitida no SiSU e ProUni, que é de 450 pontos, indo até, no máximo, 500 pontos. Tem, por exemplo, Administração, Direito e até algumas engenharias! Outros exemplos incluem: Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Assim, acaba indo mal na produção textual. Porque essa “uma questão” na qual você deve colocar a sua redação, vale sozinha 1000 pontos. Então, tirar uma pontuação baixa nela pode despencar seu resultado final. Pior, não é difícil zerar a redação e isso pode te desclassificar!

É perfeitamente possível tirar mais de 1000 no Enem! Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero.

Isso significa que você não chega a ter a nota zerada se você passar de 30 linhas na redação do Enem. Uma dica importante para você conseguir uma boa nota, segundo especialistas, é fazer um texto acima de 20 linhas.

Mesmo que todos os candidatos acertassem todas as questões, explica ele, a nota média seria próxima de 1.000, mas a nota 1.000 é uma meta jamais alcançável.

Suspeita-se que os idealizadores da prova buscam esconder as afirmativas certas. Portanto, dificilmente ela estará na letra “A” ou “E”. Se você tiver certeza da resposta, confie no seu estudo independente de onde a resposta esteja! Mas se precisar chutar mesmo, evite essas letras e busque marcar “C” ou “D”.