O que fazer para melhorar processos?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Como melhorar os processos internos em 5 etapas

  1. Mapeie todos os processos. Antes de melhorar qualquer área da sua empresa é importante entender o que é feito hoje. ...
  2. Identifique os maiores problemas. ...
  3. Aplique novos processos. ...
  4. Invista em tecnologia. ...
  5. Monitore os resultados.

Abordagens e Ferramentas para Melhoria de Processos

  • Lean. O Lean é uma abordagem que se originou no Sistema Toyota de Produção e tem como objetivo reduzir os desperdícios no processo produtivo. ...
  • Six Sigma. ...
  • TQM. ...
  • 5W1H. ...
  • Matriz GUT. ...
  • Matriz BASICO. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • Ciclo PDCA.

Ela consiste na análise detalhada dos processos internos procurando quais atividades podem ser melhoradas, desse modo, busca encontrar onde estão as ineficiências, gargalos, atrasos e desperdícios para serem cortados.

Fazer as coisas que precisam ser feitas para se atingir melhores resultados é o que se chama eficácia. Isto é necessário em qualquer situação. Não é coisa apenas de empresa privada. Quando você mantém o equilíbrio entre a sua capacidade de produzir e o que é produzido, pode-se dizer que está sendo eficaz.

A eficiência dos processos é um dos fatores mais importantes para a conquista de resultados que valorizem os diferenciais de uma empresa. De forma resumida, eficiência significa “realizar atividades e tarefas da maneira correta”, através do uso racional dos meios disponíveis para o alcance de um objetivo.

Quando falamos em oportunidades de melhoria estamos falando das situações que vão levar a empresa a praticar a melhoria. Então, podemos dizer que oportunidades de melhoria são situações que acontecem no dia a dia das empresas e que podem ser aproveitadas para agregar valor ao negócio.

b) Projeto de melhoria: quando algo existente ou em processo de desenvolvimento atende parcial ou totalmente a uma especificação de projeto, mas com oportunidade de melhorar ainda mais o seu desempenho e/ou expectativa do cliente interno e externo.

O principal objetivo da melhoria contínua é permitir que a empresa consiga desempenhar suas atividades sempre da melhor maneira possível, gerando maior valor para o cliente final.

Trata-se de uma ferramenta focada na melhoria constante da gestão de processos. Para isso, utiliza dados estatísticos para chegar aos melhores métodos de cada atividade. Dessa forma, você consegue determinar um conjunto de ações que mais se encaixam no processo e, diminuindo custos e erros, além de otimizar as tarefas.

As 7 ferramentas básicas da Qualidade
Essas sete ferramentas de gestão da qualidade são: gráfico de controle, folha de verificação, gráfico de Pareto, fluxograma de processo, diagrama de causa e efeito, histograma e diagrama de dispersão.

Gestão de processos é um conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais de uma empresa ou instituição. Para tanto, os gestores se propõem a identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos da companhia.

As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.

As 3 questões fundamentais:
Elas são: O que queremos melhorar? - Essa questão vai definir o nosso foco. Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? - Essa questão vai nos dar um indicador para sabermos quando temos uma mudança e quando temos uma melhoria.

Um plano de melhoria de desempenho (PIP) é um processo documentado para abordar problemas de desempenho do funcionário. Um plano formal permite que os gerentes e o RH façam parcerias com os funcionários, para que estes possam assumir sua função e manter sua boa reputação na empresa.

Como você pode melhorar a otimização de processos administrativos em sua empresa?

  1. Planejamento. ...
  2. Indicadores de desempenho. ...
  3. Objetivos desafiadores. ...
  4. Controle de estoque. ...
  5. Tecnologia para melhorar os resultados.

Faça um planejamento estratégico
Partindo de dados e análises, é preciso planejar de que forma a gestão de processos pode ser aplicada. Seu objetivo, portanto, é determinar os pontos que necessitam de melhoria, suas maiores dificuldades e as prioridades de mudanças para tornar o trabalho mais produtivo.

Entretanto, uma gestão eficaz deve estar apoiada em 5 pilares básicos, que são:

  1. Motivação. Motivação é a dose de energia que provoca o movimento e que gera a disposição para enfrentar desafios maiores. ...
  2. Processos de comunicação. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Conhecimento e competência. ...
  5. Treinamento e desenvolvimento.