O que fazer para parar de salivar em excesso?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Beber bastante água, por exemplo, pode reduzir a produção de saliva. Ter uma boa higiene bucal também ajuda a manter a salivação sob controle. No caso de refluxo gástrico, comer devagar e sem excessos, mastigando bem os alimentos; todas são medidas que ajudam a evitar o problema.

Quais são os sintomas mais comuns?

  • Dificuldade para engolir e falar. ...
  • Saliva saindo da boca. ...
  • Aparecimento de lesões cutâneas. ...
  • Engasgos e tosse com frequência. ...
  • Alterações neurológicas. ...
  • Problemas estomacais. ...
  • Uso de medicamentos. ...
  • Infecções e inflamações na boca.

O Sialanar é um medicamento para o tratamento da hipersalivação (salivação excessiva) grave em crianças e adolescentes (com idades iguais ou superiores a 3 anos) com doenças que afetam o sistema nervoso, como a paralisia cerebral, epilepsia e doenças neurodegenerativas.

Acontece que quando vamos vomitar, essa informação logo é passada pelo sistema nervoso para as glândulas. Isso acontece para que o fluxo salivar antes e durante o vômito. Essa é a maneira que o nosso organismo encontrou de tentar nos proteger.

A sialorreia é tanto uma condição médica em si, quanto um sintoma de alguma outra doença. Quando um paciente é diagnosticado com sialorreia, ele apresenta uma produção excessiva de saliva, bem acima do normal que é de cerca de 500 ml a 2 litros por dia.

O fluxo salivar aumenta com o aumento da função das glândulas salivares, induzido pelo aumento da mastigação.

As glândulas salivares são exócrinas, que lançam sua secreção na cavidade do corpo. Elas apresentam uma porção secretora, responsável por produzir os componentes da saliva, e uma porção condutora, responsável por conduzir a saliva até a cavidade bucal.

Buscopan 10 mg/mL 20 mL Gts: 20 a 40 gotas, 3 a 5x ao dia, INAL.

Depois de vomitar, é essencial tomar bastante água para reidratar o corpo.

Algumas doenças gastrointestinais como gastrite, gastroenterite, refluxo gastroesofágico e pancreatite podem causar ânsia de vômito, principalmente após as refeições.

A ingestão de queijos e iogurtes também ajuda no aumento da produção de saliva, que, como vimos, diminui a acidez da boca e neutraliza o pH, minimizando o risco de proliferação de bactérias. O iogurte é um aliado para a saúde da gengiva.

A regulação da secreção salivar é exclusivamente neural. É estimulada tanto pela divisão simpática como pela parassimpática do sistema nervoso autônomo, porém o controle fisiológico primário das glândulas é feito pelo sistema parassimpático.

A redução do fluxo salivar pode ser causada por hábitos como tabagismo, ingestão de bebidas cafeinadas, alcoolismo, situações de estresse e condições sistêmicas como síndrome de Sjögren, tratamento quimioterápico, radioterapia na região de cabeça e pescoço, (...), e menopausa.

Desidratação, medicações, radioterapia em cabeça e pescoço, diabetes mellitus e outras doenças específicas como a Síndrome de Sjögren foram citadas como as causas mais comuns da diminuição da taxa de fluxo salivar e foram associadas com cáries dentárias, candidíase, erosão dentária, e ulceração dos tecidos da mucosa ...

A secreção diária de saliva varia, normalmente, entre 800 e 1500 mililitros (ml), com o valor médio de 1000 ml. O fluxo normal para a saliva não-estimulada varia entre 0,25 a 0,35 ml/min e o estimulado de 1,0 a 3,0 ml/ min1.

O fluxo salivar normal garante as condições de saúde bucal, evitando doenças como cárie, periodontopatias, halitose e desconforto do paciente (ardência, perda do paladar, dificuldade de fonação, mastigação, deglutição e o uso de prótese), observadas quando da redução de saliva1,2.

O estresse provoca desequilíbrio desse sistema, diminuindo a produção de saliva, de forma que a secreção dessa é controlada pelo sistema nervoso autônomo - parassimpático e simpático.

A Atropina 1% solução é usada de 1 a 2 gotas (0,5 a 1mg), de 4 a 6 horas quando necessário (não excedendo 10 mg/diário), por sublingual, uma ação tópica local, com efeitos benéficos e efetivos na redução da hipersalivação.