Onde foi parar ou aonde foi parar?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Onde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir permanência, não havendo indicação de movimento ou deslocação. Aonde deve ser usado sempre que o verbo da frase sugerir movimento e direção.

Aonde é um advérbio que, assim como onde, indica lugar. Entretanto, só pode ser utilizado como indicativo de movimento, por isso deve ser usado ao lado de verbos que indiquem esse deslocamento (ir, levar, chegar, dirigir etc.).

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

O mais adequado é: “Esta é a rua ONDE fica o nosso depósito.” ONDE significa “no lugar” (=o depósito fica NA RUA). AONDE significa “ao lugar”. Só pode ser usado com verbos cuja regência pede a preposição “a” (IR, CHEGAR, DIRIGIR-SE, LEVAR...): “Esta é a praia AONDE fomos no sábado passado” (=fomos À PRAIA).

O certo é para onde ou para aonde? Nesse caso, utiliza-se sempre para onde. Isso porque para é uma preposição, assim como o a de aonde e, portanto, deve-se optar por apenas uma.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

3 sinônimos de aonde para 1 sentido da palavra aonde: Para onde: 1 a que lugar, para que lugar, para onde.

Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

De onde indica de que lugar. Onde indica em que lugar. Aonde indica para que lugar.

Porém, sua diferença está no fato de apresentar noção de movimento. Aonde não apresenta ideia de permanência, mas de movimento, transporte. Isso acontece porque acrescenta-se a preposição a à palavra onde, o que dá indicação de movimento de acordo com a regência dos verbos que acompanham essa palavra.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”? Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.

“Aonde você vai?” Neste caso há o sentido de destino, expresso pelo verbo ir. “Onde você mora?” Nesta frase o significado expressa a ideia de local fixo, moradia, justificando o uso do advérbio onde.

O advérbio aonde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento. O advérbio onde deve ser empregado quando a intenção for transmitir a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, quando exprimir ideia de movimento.

Aonde quer que eu VÁ, encontro-o sempre. 2 – O que está correcto pode ser o verbo da subordinante e, nesse caso, se retirarmos o sujeito – que não precisa de estar expresso – os dois verbos deverão ficar na 3. ª pessoa do singular. Aonde quer que (ele) VÁ, encontra-o sempre.

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…