O que fazer para se sentir feliz todos os dias?

Perguntado por: mmagalhaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Confira 10 passos que te ajudam a ter uma vida mais feliz:

  1. Praticar um exercício físico. ...
  2. Tomar café da manhã ...
  3. Agradecer. ...
  4. Defender seus pontos de vista. ...
  5. Gastar dinheiro com experiências e não com coisas. ...
  6. Não adiar as coisas. ...
  7. Guardar boas memórias. ...
  8. Sorrir e ser amável.

A felicidade vem de três “bens”: fazer o bem para os outros, fazer coisas que somos bons, fazer o bem para nós mesmos; Para ser feliz é preciso escolher ser feliz com o que quer que você faça, estreitar relações e cuidar da saúde física, financeira e emocional.

Isso porque você perde tempo demais pensando em tudo o que já aconteceu e nas atitudes que poderia ter tomado. Ou seja, fica preso no “e se…”, em vez de encarar a realidade e lidar com ela. Estar o tempo todo refletindo sobre fatos que não podem ser mudados traz uma grande frustração e sentimento de culpa.

Eis o que fazer.

  1. Escreva um diário da alegria. “Na confusão do dia a dia, podemos esquecermo-nos daquilo que nos traz alegria, por isso, anote sempre que sorri e ri e o que está a fazer no momento. ...
  2. Dê cor à sua vida. ...
  3. Traga a brincadeira para a sua rotina. ...
  4. Leve a Natureza até si. ...
  5. Faça uma lista de alegria.

A atividade física e o exercício regular estão no topo da lista para alcançar felicidade. Estudos mostram consistentemente uma relação entre ser fisicamente ativo e aumentar o bem-estar subjetivo, também conhecido como felicidade. Pesquisas sugerem que caminhar 30 minutos por dia pode melhorar sua saúde.

Neste post, trazemos sete dicas para você manter o sorriso interior!

  1. Reserve tempo para você ...
  2. Goste de si mesmo. ...
  3. Conecte-se com a natureza. ...
  4. Encontre a sua realidade. ...
  5. Resista a intimidações. ...
  6. Encontre a felicidade nos pequenos gestos. ...
  7. Invista em sua espiritualidade.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.

Aos 70 anos, Ricard dá cinco conselhos.

  • Defina o que é felicidade. “Felicidade é um jeito de ser. ...
  • Seja paciente. “Não seja como uma criança que faz pirraça. ...
  • Saiba que você pode treinar sua mente. “O que você fizer vai mudar seu cérebro. ...
  • Pratique pouco e com frequência. ...
  • Não deixe o tédio desencorajá-lo.

Os 7 caminhos para encontrar a felicidade, na visão de Harvard

  • Exercício aeróbico.
  • Espiritualidade.
  • Contato com o novo.
  • Dedicação ao outro.
  • Negatividade longe.
  • Conexão com as pessoas.
  • Álcool sem exagero.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

Ela ocorre em diversos momentos da vida, por razões muito diferentes. Os psicólogos afirmam que essa sensação de vazio pode ser, por exemplo, por sentir falta de alguma coisa em sua vida. Podemos abandonar a nós mesmos inconscientemente e até mesmo em situações inusitadas.

Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.

Saiba como treinar seu cérebro para ser mais feliz:

  1. Dopamina: coloque-se uma meta. A dopamina é um hormônio que dá a sensação de energia quando você consegue o que procurava ou almejava. ...
  2. Endorfina: faça um intervalo para se alongar. ...
  3. Oxitocina: tenha relações de confiança. ...
  4. Serotonina: conheça seu “mamífero” interior.

Os pilares, corpo, mente e espírito, precisam ser fortalecidos diariamente para que possamos levar uma vida de qualidade, mas a forma com que eles são alicerçados depende do processo individual.

A felicidade tem de ser algo inteligente. competências socioemocionais como a resiliência e o olhar contemplativo podem ser desenvolvidas. Autoconhecimento é um caminho da felicidade inteligente.

Mantenha o foco em Jesus
Ore. Estude Suas palavras. Nele e em Seus ensinamentos, você encontrará felicidade, paz e cura. Como Jesus disse: “Em mim [tereis] paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.