O que fazer quando a barriga está cheia de gases?

Perguntado por: aportela7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Alimentos que ajudam a eliminar gases

  1. Abacaxi ou mamão no final das refeições, pois ajudam na digestão;
  2. Tomate, chicória e aspargos;
  3. Chá de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja;
  4. Iogurte kefir ou iogurte natural com bífidos ou lactobacilos;
  5. Legumes ricos em água;
  6. Chucrute;
  7. Maçã;

Uma dica é comer mais devagar, prestando atenção aos alimentos! A alimentação pode estar diretamente ligada à produção de gases. Alguns alimentos, como os ricos em carboidratos, gorduras ou proteínas, têm digestão mais lenta, o que pode contribuir para o aparecimento dos gases.

Causas da produção de gases: - Lactose (açúcar do leite); - Frutose (açúcar das frutas); - Obesidade – a gordura comprime os órgãos, dificuldade de respirar e mastigar; - Problemas digestivos, ortodônticos e má formação da face; - Hábito alimentar inadequado – alimentação rica em frituras e produtos embutidos - ...

Localização do ponto: aproximadamente 7 cm acima do osso da parte interna do tornozelo.

  1. Coloque um a dois dedos no ponto sanyinjiao.
  2. Mova os dedos em movimentos circulares usando uma pressão suave e firme.
  3. Massageie por 2–3 minutos e repita na outra perna.

Chá de funcho
O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos.

Como saber se estou com gases presos?

  • Sensação de peso e esticamento da circunferência abdominal;
  • Estômago alto;
  • Vontade constante de arrotar;
  • Azia;
  • Perda de apetite;
  • Falta de ar;
  • Flatulência;
  • Barriga dura. ¹

Dulcogas® foi concebido para o alívio rápido dos gases e inchaço e flatulência. Graças à ação do simeticone, as bolhas de ar aprisionadas no estômago e intestinos ligam-se, possibilitando a dispersão das bolhas de gás que podem ser evacuadas de forma mais fácil.

Em doenças intestinais crônicas como diverticulite, colite ulcerativa ou doença de Crohn, o excesso de gases é um sintoma frequente. Quando existe um crescimento ou alteração na flora bacteriana do estômago ou do intestino delgado, também se forma o excesso de gases, além de perda de peso e quadros de diarreia.

Use 20 folhas de hortelã ou uma colher (chá) de alecrim, macere com uma colher e adicione 500 ml de água fervente. Abafe por 15 minutos e coe. Gengibre - Ideal para quando a comida pesar no estômago, pois melhora a digestão e ajuda a reduzir a produção de gases.

A dor causada pelos gases pode estar acompanhada ainda de arrotos, azia e rigidez abdominal e, geralmente, some em algumas horas ou dias. Em caso de persistência, é importante procurar auxílio médico.

Pessoas com sintomas relacionados a gases apresentando outros sinais de alerta, desconforto abdominal ou diarreia devem consultar um médico em até uma semana, aproximadamente. Pessoas sem nenhum desses sintomas ou sinais devem consultar um médico em algum momento, mas não se trata de algo urgente.

Chá de camomila
Coloque as flores de camomila na xícara com a água fervente e deixe repousando entre 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, basta coar antes de consumir. O recomendado é tomar esse chá de 3 a 4 vezes por dia.

A diferença entre os dois produtos é que o Luftal Gotas Infantil, diferente do Luftal Gotas, não possui corante. A formulação dos dois produtos é a mesma: o mesmo princípio ativo (Simeticona) e também na mesma dosagem (75mg/mL), podendo ser usado tanto por adultos quanto por bebês e crianças.

Quando se preocupar com os gases? Chegamos, enfim, à dúvida que o trouxe até este texto: quando se preocupar com os gases? Basicamente, quando eles forem liberados em excesso (mais de 25 vezes ao dia) e virem acompanhados de outros sintomas, como desconforto, dor, distensão abdominal (inchaço) e diarreia.

Leguminosas, entre as quais soja, feijão, grão-de-bico, lentilhas e ervilha. Bebidas com gás, como é o caso dos refrigerantes e da cerveja.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Cavalinha
O chá de cavalinha (Equisetum) é um dos mais potentes diuréticos disponíveis na natureza. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos.