Estou grávida e cheia de gases?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4 / 5 5 votos

O que fazer para eliminar os gases na gravidez

  1. Evitar alimentos que sejam de digestão difícil ou que possam causar gases;
  2. Evitar beber bebidas com gás;
  3. Aumentar o consumo de água para cerca de 2,5 litros por dia;
  4. Aumentar o consumo de vegetais, frutas e outros alimentos ricos em fibras, como pão integral ou cereais;

A explicação para esses eventos relaciona-se diretamente às alterações funcionais do tubo digestivo durante a gravidez, pois como o intestino delgado começa a agir de forma mais lenta, ele reduz a motilidade do cólon, fazendo com que o organismo absorva ainda mais água.

A ocorrência de gases na gravidez pode ser considerada um tema desagradável, mas é tão comum quanto pés inchados e dores na lombar. É importante falar sobre isso porque, ainda que não traga problemas ao bebê, gera mal-estar e desconforto para a mulher.

Quando o bebê começa a se mexer? Os bebês começam a se movimentar dentro do útero ao redor da 8. ª semana de gravidez, mas os seus movimentos são discretos e ele ainda é pequeno demais para que a grávida possa senti-lo. Apenas através da ultrassonografia é possível detectar a atividade fetal de forma tão precoce.

Um ótimo remédio simples e natural para gases na gravidez são os chás de erva-cidreira, devido às suas ações calmantes e antiespasmódicas, que ajudam a aliviar a dor e o desconforto. O consumo de água ajuda a reduzir a retenção de gases e o inchaço, bem como as indesejadas cólicas.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Sim, pode tomar. O Luftal, nome comercial da Simeticona, é um medicamento eventualmente prescrito durante a gravidez para o alívio dos gases e outros sintomas, apresenta um risco mínimo para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez.

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Principais sintomas da 5ª semana de gravidez!
Dentre os principais sintomas dessa fase, estão: cólicas, enjoos, aversão a alguns cheiros, sintomas de cansaço, aumento da frequência urinária, fácil irritação e sensibilidade e inchaços nos seios.

Tombos e pancadas são as situações mais comuns que colocam em risco a vida do bebê. No entanto, alguns fatores externos como ondas de radiação e roupas apertadas também podem interferir na saúde e desenvolvimento do bebê durante a gestação.

Dormir de barriga para cima não é recomendado porque o útero acaba causando uma compressão do sobre os vasos sanguíneos do abdome, especialmente sobre a veia cava (que traz o sangue de volta dos membros inferiores para o coração). No entanto, não é nada "grave" ou que possa fazer mal para o bebê.

“O bebê sente a presença do pai através destes momentos do dia a dia: do toque de sua mão na barriga da mãe; do amor que é passado neste momento; da voz pronunciada bem próximo do ventre e acima de tudo da presença emocional do pai, através dos sentimentos positivos que a mãe transmite ao bebê provindos do contato com ...

Limão, laranja, acerola, abacaxi amenizam os enjoos e também fortalecem o sistema imunológico.