O que fazer quando a energia está oscilando?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Essa é clássica, mas não tem erro. Tirar os aparelhos da tomada é uma ótima maneira de protegê-los da oscilação energética. Principalmente quando tempestades estiverem atingindo sua região, afinal, é quando se está mais propenso para a queda de descargas elétricas.

Outro aparelho que protege contra surtos elétricos e oscilação de energia são os protetores eletrônicos, que são frequentemente confundidos com extensões ou réguas de tomada. Porém, diferentemente dos demais, esses equipamentos possuem proteção contra sobrecarga, curto-circuito, surto de tensão e oscilações na rede.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

Como o próprio nome sugere, as falhas de energia consistem na perda total da energia. Contudo, ela “cai e volta” rapidamente. Isso acontece por inúmeros fatores, como por exemplo, relâmpagos, acidentes de carros que batem em postes, árvores caídas sobre a fiação da rede, etc.

A oscilação de energia é a variação na potência do fornecimento de energia para a os consumidores. Essa oscilação pode ocorrer quando a energia elétrica das concessionárias é reduzida, podendo ser planejada ou não.

A eletricidade de meia fase pode apresentar alguns problemas no sistema elétrico, como a falta de luz, o que pode danificar os aparelhos elétricos da residência. Por isso, é importante contratar os serviços de uma eletricista qualificada para resolver esse tipo de problema.

Isso significa que o dimensionamento dos circuitos elétricos está incorreto e aparelhos que consomem muita energia geram uma queda de tensão que causa o efeito. Diversos problemas são decorrentes: redução da vida útil dos aparelhos, aumento de consumo, aquecimento dos cabos e até incêndios!

Existem algumas maneiras de proteger os dispositivos eletrônicos. Para usuários domésticos, é possível usar estabilizadores de tensão, filtros de linha e nobreaks. Para o caso de empresas, tanto de pequeno como de grande porte, o uso de nobreaks mais parrudos e até de geradores de energia se fazem necessários.

Como saber se o medidor de energia está correto? Para verificar se há erro do leiturista, faça você mesmo a medição no mesmo dia que ele. Então, compare com o que vem descrito em sua conta. Se os valores forem diferentes, entre em contato com a companhia de energia elétrica.

O que fazer durante:

  1. Desconecte aparelhos e equipamentos eletrônicos da tomada. A energia pode retornar com "picos" momentâneos que podem causar danos a eles;
  2. Mantenha congeladores e geladeiras fechados, para preservar a temperatura interna.

Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito.

Mito 1: Geladeira desligada estraga!
Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

Estalos: Se você ouvir a sua geladeira estalando durante o dia, não precisa se preocupar, pois não é nenhuma peça solta ou algo do gênero, é apenas o gelo se desprendendo das paredes da sua geladeira.

Antes de ligar, é bom aguardar duas horinhas. Durante o transporte, o óleo que lubrifica o motor balançou e pode cair nos dutos que sugam o gás que refrigera.

Usa-se o multímetro ou uma chave teste para saber se a corrente está realmente saindo do disjuntor. O problema pode realmente estar do “disjuntor para frente”, em algum fio. Se a corrente não está saindo do disjuntor, então podemos determinar que ele apresenta defeito.

A oscilação de tensão, geralmente, é sinal de instabilidade na rede elétrica. Variações pequenas, na maioria dos equipamentos, não causam problemas. A maior parte é projetada para suportar uma variação em sua tensão de até 10%. Mas, quando ultrapassam esse limite, é preciso atenção.

Geralmente a fase costuma cair quando queima uma lâmpada ou pelo mal contato dos fios de um eletrodoméstico. Também é possível que a instalação seja velha e não aguente a potência necessária para o funcionamento do aparelho.

O protetor eletrônico tem a função principal de zelar pelo aparelho conectado quando há quedas ou oscilações na rede elétrica. Por exemplo, quando a energia cai, às vezes ela retorna com uma tensão maior, sendo capaz de danificar os equipamentos.