O que fazer quando as folhas ficam amarelas?

Perguntado por: srosa . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Regas em Excesso
Outro grande vilão, que assim como o solo compactado irá provocar pontas queimadas. Quando regamos demais, ou o substrato não drena perfeitamente, a água empoçada no vaso não permite a aeração das raízes. Essa aeração é fundamental e na falta dela, as raízes apodrecem.

Pode ser que as folhas da samambaia fiquem amareladas por falta de luz, e por consequência pela falta de fotossíntese. Para resolver esse problema, é só colocar a planta em ambientes mais iluminados. Outro fator que pode levar ao amarelamento das folhas é a deficiência nutricional.

Para melhorar a relação da clorofila a e b na planta, lança mão da utilização de adubação a base fósforo, pois o fósforo é um nutriente essencial no metabolismo das plantas, desempenhando papel importante na transferência de energia da célula, na respiração e na fotossíntese.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Use água para deixar as folhagens verdes
A água é o recurso mais comum para deixar as plantas mais saudáveis e consequentemente mais verdes. Faça a rega de acordo com a plantinha. Existem aquelas que precisam de água diariamente e outras que vivem bem com a rega apenas 1 vez por semana.

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

  1. Apare as folhas mortas.
  2. Apare os galhos e caules mortos.
  3. Troque a sua planta de vaso.
  4. Cheque os níveis de umidade da sua casa.
  5. Controle a luz solar.
  6. Adicione nutrientes.

Secar a sua planta
Para tentar recuperá-la, primeiramente é preciso remover esse excesso de umidade que ela contém. Para isso, você deve removê-la do vaso e eliminar todo o substrato que estiver preso às suas raízes. Então, deixe-a secar ao ar livre durante cerca de 12 horas. Só assim ela poderá respirar.

Folhas secas e flores murchas também precisam ser removidas. Para fazer nascer um novo ramo, corte-os logo acima do pequeno nó e para remover o galho todo, corte-o rente ao caule ou ramo maior. - Em algumas plantas existe um galho que costuma ser maior e mais “vivo” que os outros.

Falta ou excesso de água
Essa é a causa mais frequente do amarelamento de folhas. Se você coloca água demais, as raízes começam a morrer “afogadas”, e não conseguem mais cumprir a sua função, revelando seus sintomas nas folhas.

É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

Rega: samambaias amam umidade, então a rega pode se dar até três vezes na semana durante o verão ou períodos de seca, molhando abundantemente seu substrato. Porém tome cuidado para não deixar o vaso encharcado, pois essas situações colaboram com o crescimento de fungos e apodrecimento das raízes da sua planta.

Outra opção de adubo caseiro para samambaia é utilizar restos orgânicos vegetais que surgirem em casa, sendo recomendável triturá-los antes de misturar à terra.

Onde podemos encontrar a clorofila

  • couve;
  • alface;
  • rúcula;
  • espinafre;
  • agrião;
  • escarola;
  • broto de Alfafa;
  • algas.

A clorofila é um pigmento verde encontrado em algas e muitos vegetais e frutas, como couve, espinafre e kiwi, e que possui propriedades anti inflamatórias, antioxidantes, além de ter função eritropoiética, favorecendo o aumento de hemácias no sangue, ajudando no combate de anemias.

A clorofila é um pigmento que fornece às plantas e algas a cor verde. Você pode encontrá-la em alfafa, escarola, rúcula e algas, por exemplo. Além disso, algumas substâncias que estão presentes na clorofila tem ação antibacteriana - contribuindo para a eliminação de impurezas e toxinas.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem. Além disso, é possível comprá-lo já preparado.