O que fazer quando não sinto nada?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Nesse caso, a melhor estratégia é procurar um médico psiquiatra para obter um diagnóstico e um psicólogo para fazer psicoterapia.

Não sentir, ou como usualmente se diz, não sentir nada, é preocupante. É algo apenas possível em determinadas condições patológicas de natureza física, neurológica ou psiquiátrica.

A dificuldade em identificar os próprios sentimentos é mais comum do que parece. Existe, inclusive, um termo para isso: alexitimia.

O vazio emocional é a sensação de estar perdido diante do mundo, sem saber que direção deve seguir. Seus propósitos mudam diante da nova realidade e pode levar um determinado tempo para que você se encontre novamente.

Quais são os principais sintomas do bloqueio emocional?

  1. Evitar situações. ...
  2. Aumento da ansiedade. ...
  3. Falta de interesse. ...
  4. Emoções negativas. ...
  5. Problemas de autoestima. ...
  6. Vivências anteriores. ...
  7. Medo da rejeição.

Tratamento da anedonia
Por se tratar de um sintoma e não um transtorno, pode ser tratada e curada. Na maioria dos casos, o tratamento tem como foco a doença base, como a depressão ou outra psiquiátrica. A ajuda de um profissional especializado em saúde mental é fundamental para o tratamento desta condição.

É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis.

Transtorno de despersonalização ou síndrome da despersonificação é um tipo de distúrbio da saúde mental em que o paciente se sente constantemente desconectado de seu corpo e de seus pensamentos.

A ocorrência de eventos traumáticos e o estresse
Há fatores ambientais que podem levar ao surgimento da anedonia. Eventos que geraram estresse profundo podem ser gatilhos para que a doença apareça. Casos de abuso, abandono, doenças mais complexas e distúrbios alimentares podem desencadear a condição também.

Despersonalização, o distúrbio que impede pessoas de sentir amor.

Frieza ou Frio é um termo que designa pessoas que estão cientes de algo, mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como esses são mais frequentes em assassinos e psicopatas.

Para quem convive com pessoas que sofrem de alexitimia, chega a ser espantoso: Eles não expressam emoções ao relatar eventos cotidianos, nem mesmo quando se deparam com feitos marcantes ou traumáticos, como pode ser o falecimento de um ente querido.

Quadros de estresse, depressão, ansiedade e até mesmo algumas doenças podem engatilhar sentimentos de insatisfação com a vida. Falta de interesse em socialização e a sensação de que as coisas não valem mais a pena também são indícios de alterações psiquiátricas.

O desenvolvimento de um sentido de vida pode ser frustrado quando as metas e objetivos não são completados ou cumpridos; quando o choque entre expectativas e realidade é tão forte que somente a desilusão aparece, ou quando situações de crise ameaçam a sensação de segurança e certeza, e a pessoa não têm as ferramentas ...

Procure a psicoterapia, pois o tratamento tem o objetivo de trabalhar a tristeza e tentar trazer mais leveza e fortalecimento para enfrentar a vida e buscar aquilo que se quer.

Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias. Já na languidez, seguem fazendo as atividades do dia a dia, mas apenas num modo de cumprir, sem animação, sem enxergar um propósito na realização delas. A sensação é que os dias estão se arrastando no meio das diversas tarefas e obrigações.

4 formas de como preencher um vazio no coração

  1. 1 – Faça o que você gosta. Quanto mais ociosa fica sua mente, mais chance de você sentir um vazio no coração. ...
  2. 2 – Autoconhecimento. ...
  3. 3 – Faça um trabalho que importa. ...
  4. 4 – Busque ajuda profissional.

A falta de perspectiva é um sentimento que corrói. Ele se instala a partir de emoções e pensamentos negativos, e toma conta das pessoas. Quem vive sem uma perspectiva de um futuro melhor, não vive de verdade. O que antes era considerado prazeroso ou um objetivo de vida passa a não ter mais importância.

Na prática, esse bloqueio impede aquele sofrimento de forma pontual, mas não significa que vai perdurar a vida toda. Em muitos casos, observamos pessoas que criam barreiras ao longo da vida, definidas como fortes e poderosas. Até que, um dia, esses bloqueios são quebrados e elas ficam completamente perdidas.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.