Qual é o certo de nada ou por nada?

Perguntado por: alessa3 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Entretanto, ambas as expressões são comumente utilizadas e estão consagradas pelo seu uso recorrente, de modo que não há erro em usar nenhuma delas.

As pessoas costumam responder dizendo "Por nada" ou "Não há de quê", mas vale a pena ajustar sua fala de acordo com o contexto, pois existem respostas mais apropriadas para cada situação.

Forma cortês de resposta a um agradecimento: 1 de nada, nada, não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, obrigada eu, obrigado a você, que nada, disponha, às ordens, imagina, eu que agradeço, obrigado, obrigado eu.

Consoante a norma padrão, a forma correta é: agradecemos os cumprimentos, as flores, a recomendação, e não "agradeço pelos cumprimentos e pela recomendação". Isso porque o verbo agradecer tem dupla regência: é transitivo direto de coisa e indireto de pessoa.

Por educação, quem presta um favor responde “de nada”, que significa “de modo nenhum” e vem do latim rem natam. Aqui no Brasil, o regionalismo acabou dando origem a novas formas de dizer o mesmo, como “imagina”, “não há de quê” e outras mais informais e recentes, como “falou” e “valeu”.

1 não há de quê, não tem de quê, não seja por isso, eu que agradeço, obrigada eu, obrigado a você, nada, por nada, que nada, disponha, às ordens, imagina.

O contrário de nada é: 1. tudo, total, totalidade, todas, todos, universalidade, universo. 2.

O termo por nada também é comumente usado em resposta a um agradecimento. Porém, alguns autores defendem que ela é mais correta do que a expressão de nada, mas ambas estão consagradas pelo uso e são corretas.

O agradecimento deve ser simples, direto ao ponto e agradável. Agradeça de forma sincera. Você deveria agradecer uma pessoa porque se sente sinceramente grato por algo que ela tenha feito, e não porque alguém o mandou fazê-lo ou porque você sentiu que era necessário.

Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!

Retribuir também é uma ótima maneira de demonstrar gratidão pelas pessoas. Portanto, esteja atento(a) e disposto(a) para ajudar as pessoas a sua volta, sempre que possível, seja um cafezinho ou uma carona… Com certeza, hora ou outra, isso irá voltar para você!

adjetivo Que está agradecida; que expressa ou sente gratidão; grato: sou muito grata pela sua visita. Que tende a ser bom, agradável: gratas memórias daquele tempo.

Saiba como responder após receber um elogio no trabalho

  1. Obrigado(a)! É um ótimo dia para ouvir isso.
  2. Eu realmente me esforcei muito para isso. Obrigado(a) por perceber.
  3. Obrigado(a). ...
  4. Obrigado (a). ...
  5. Suas palavras significam muito para mim.
  6. É bom saber que estou evoluindo. ...
  7. Consegui graças a sua ajuda/orientação.

Dizer algo como: "Obrigado! É bom saber que você pensa isso", ou "Obrigado, fico feliz com o elogio", é perfeitamente aceitável. Quando estiver a agradecendo, lembre-se de sorrir e fazer contato visual com a pessoa que o elogiou.

Eu quero agradecer pelo presente incrível que recebi. Vocês me ofereceram o que mais poderia desejar neste momento. Acreditem que me fizeram profundamente feliz, com o coração aos pulos de tanta alegria. Serei sempre gratidão para cada um de vocês que teve a amabilidade de encher meu coração de felicidade.

Magina não existe, as pessoas estão abreviando a palavra na oralidade, mas o correto é imagine ou imagina, usada como resposta a algum agradecimento. Imagine, não foi nada! Imagina, não precisava!

Significado de dnd: Abreviação usada no meio digital para dizer "de nada".

Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê. Formas antigas: 5 vossemecê, vosmecê, vossa mercê.

O contrário de curar é: 1. agravar, piorar.

1. escuro, escurecido, desalumiado, sombrio, soturno, negro, enegrecido, preto, pardo, pardacento, ensombrado, assombreado, sombroso, obscuro, tenebroso, misterioso, fusco, bruno.

bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, ...